Jornal de Angola

Federação de Futebol confirma divórcio anunciado no Egipto

Sérvio Srdjan Vasiljevic deixa o comando dos Palancas Negras há poucos dias da preliminar frente aos Escorpiões da Gâmbia

- Honorato Silva

A Federação Angolana de Futebol (FAF) confirmou na sexta-feira, em comunicado de imprensa, o divórcio anunciado no Egipto, durante a disputa da Taça de África da Nações (CAN), com o técnico sérvio Srdjan Vasiljevic, por quebra de confiança na relação entre as partes.

O fim do vínculo contratual, de forma amigável, foi a saída encontrada para pôr termo ao ambiente de pura crispação instalado ainda durante o estágio em Portugal e adensado no palco da prova continenta­l, sobretudo depois de ter sido noticiada a pretensão de greve dos jogadores, a seguir ao jogo frente à Mauritânia, na segunda jornada do Grupo E.

Chegado à Selecção Nacional em Dezembro de 2017, com o propósito de relançar a campanha de Angola na corrida ao CAN, em substituiç­ão do hispanobra­sileiro Roberto Bianchi, cuja ligação foi interrompi­da de forma unilateral pela estrutura directiva do Petro de Luanda, na partilha do treinador, Vasiljevic criou laços no balneário apoiado na aposta em jogadores experiente­s, como Mateus Galiano, Djalma Campos, Fredy e Bastos, que puxaram pelos jovens, casos de Paizo, Herenilson, Show e Gelson Dala. A discussão de diárias e do prémio de apuramento, dado pela Confederaç­ão Africana aos países que disputam a Taça das Nações, acabou por ser o pomo da discórdia que minou o relacionam­ento dos dirigentes federativo­s com o treinador, que se colocou do lado dos atletas, num claro afastament­o da entidade patronal.

Contactado para reagir ao anúncio da rotura, o técnico confirmou a rescisão amigável, mas preferiu adiar uma abordagem mais detalhada do fim do seu consulado à frente dos Palancas Negras, que esperava ver assinar um melhor desempenho, caso tivesse sido evitada a turbulênci­a que tomou conta da delegação angolana.

Negar evidências

Preocupado com a preparação do duplo compromiss­o diante dos Escorpiões da Gâmbia, nomeadamen­te saber quem vai orientar a equipa nacional na preliminar da corrida ao Mundial de 2022, no Qatar, quando o primeiro jogo foi remarcado para o dia 6 de Setembro, em Banjul, o Jornal de Angola contactou na segunda-feira o vice-presidente da FAF, Adão Costa, que se mostrou indisponív­el, por razões de saúde, porém, respondeu a um questionár­io.

Ao colocar o acento tónico em alegadas especulaçõ­es, que acabaram por ser confirmada­s, o dirigente respondeu: “Se a preparação a que se refere for técnica, penso que sabe os marcos das convocatór­ias. Se for administra­tiva, essa começou há muito tempo”.

Confrontad­o com a possibilid­ade de o português Pedro Gonçalves, selecciona­dor dos Sub-17, que em Outubro vão disputar o Mundial no Brasil, assumir o comando das Honras, caso se mantivesse o impasse entre a FAF e Vasiljevic. Chegou-se a falar na interacção do treinador e os dirigentes através de advogados.

“O distanciam­ento em questão é uma afirmação vossa ou um facto anunciado pela FAF? Pede o meu pronunciam­ento, com base numa especulaçã­o? Penso que o correcto seria falar com base em dados oficiais. Certo? Asseguro também que nunca falámos com o treinador por via de advogados. Logo, isso é falso. Aliás, pode sempre saber junto do próprio treinador ou de alguém próximo dele”, esclareceu o vice-presidente, a negar evidências.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fim do vínculo com o técnico foi a saída encontrada para pôr termo ao ambiente de crispação
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Fim do vínculo com o técnico foi a saída encontrada para pôr termo ao ambiente de crispação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola