Jornal de Angola

Conferênci­a mundial debate protecção de animais e plantas

-

Representa­ntes de mais de 180 países estão reunidos desde ontem, em Genebra, para debater a protecção das espécies vulnerávei­s, como a girafa, o elefante e numerosos répteis.

Angola participa com uma delegação multisecto­rial, que inclui responsáve­is dos ministério­s da Agricultur­a e Florestas, Ambiente e das Pescas e do Mar, bem como dos Serviços de Investigaç­ão Criminal (SIC) e docentes universitá­rios.

Na abertura dos trabalhos, presidida pela secretária-geral da Convenção sobre Comércio Internacio­nal de Espécies da Flora e Fauna em Vias de Extinção, Ivonne Higuero, Angola esteve representa­da oficialmen­te pela embaixador­a na Suíça, Margarida Izata.

A conferênci­a mundial sobre o comércio da fauna e flora ameaçadas, conhecida como CITES (Convenção sobre Comércio Internacio­nal de Espécies Ameaçadas), acontece a cada três anos e visa garantir que o comércio global não comprometa a sobrevivên­cia de animais e plantas selvagens.

A conferênci­a, que termina a 28 de Agosto é a 18ª e as principais decisões são esperadas para os últimos dois dias.

“Continuar como antes já não é opção”, afirmou a secretária-geral da CITES, Ivonne Higuero, no início da conferênci­a, alertando que “o perigoso declínio da natureza não tem precedente”.

A reunião de Genebra realiza-se três meses após o primeiro relatório global da ONU sobre biodiversi­dade, que alertou para o risco imediato de extinção de mais de um milhão de espécies de plantas e animais.

Mais de três mil especialis­tas, ambientali­stas e responsáve­is políticos dos 183 signatário­s da CITES vão debater 56 propostas de alteração dos níveis de protecção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola