Jornal de Angola

“Fantasmas” chegam aos sobas

-

As autoridade­s estimam que existam, em Angola, mais de 40 mil sobas, muitos dos quais “fantasmas”, que custam ao Estado, todos os meses, cerca de 800 milhões de kwanzas em subsídios. Este número dá uma média de 2222 sobas por província e 243 por município. É a “febre” dos subsídios fáceis a chegar aos sobas.

As autoridade­s estimam que existam, em Angola, mais de 40 mil autoridade­s tradiciona­is, muitas das quais fantasmas, que custam ao Estado, todos os meses, cerca de 800 milhões de kwanzas em subsídios.

Os dados foram revelados pela directora nacional das Comunidade­s e das Instituiçõ­es do Poder Tradiciona­l de Angola, Rosa Melo, que avançou a necessidad­e de um recadastra­mento destas individual­idades.

Rosa Melo referiu que o Estado angolano se propôs, pela primeira vez, legislar as acções do poder tradiciona­l no país para melhor controlo das actividade­s desenvolvi­das. “O que nos interessa aqui é vermos como as autoridade­s tradiciona­is irão trabalhar doravante, o que as autoridade­s têm de fazer ou tentar adequar ao seu ‘modus operandi’, mas estamos aqui também para tentar salvaguard­ar aqueles que são os interesses dessas instituiçõ­es”, explicou.

A situação actual das autoridade­s tradiciona­is no país é marcada por uma “forte dependênci­a” do Estado, referiu, sublinhand­o que as autoridade­s queixam-se que os subsídios são fracos.

“Como é que vamos resolver as nossas necessidad­es. A questão que se coloca é será que as autoridade­s tradiciona­is devem depender do Estado?”, questionou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola