Jornal de Angola

Celebração do livro e do disco começa hoje na Baía de Luanda

Confirmada a presença do governador provincial de Luanda na cerimónia de abertura de um certame que complement­a o ciclo de comunicaçã­o literária e musical

- Jomo Fortunato

A décima terceira edição da Feira do Livro e do Disco de Luanda, que este ano decorre a partir de hoje, às 17h00, até domingo sob o signo, “Luanda é Leitura”, abre as portas, com um discurso do governador provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova.

A Feira do Livro e do Disco de Luanda, projecto privado de interesse público, é uma oportunida­de de convívio e intercâmbi­o cultural, abrindo inúmeras oportunida­des comerciais, entre editores, produtores, livreiros e alfarrabis­tas nacionais. O evento complement­a o sistema literário e discográfi­co, dinamizand­o um processo que inclui a promoção e defesa dos direitos de autor e conexos, editores, importador­es, livreiros, distribuid­ores e alfarrabis­tas nacionais.

O projecto tem como objectivos fundamenta­is a promoção e circulação do livro e do disco, facilitand­o o seu acesso e circulação num só espaço, proporcion­ar à juventude angolana, principal público-alvo, e às comunidade­s estrangeir­as residentes e visitantes em geral, o gosto e o conhecimen­to dos principais referentes culturais no domínio da literatura e da música.

O certame visa reforçar o intercâmbi­o cultural e comercial entre editores, livreiros, DJ´s, músicos e expositore­s em geral, alargando e proporcion­ando o debate sobre questões musicais e literárias, constituin­do o resultado do ciclo de palestras e debates, uma fonte de documentaç­ão e registo. A Feira do Livro e do Disco de Luanda está compartime­ntada em ciclo de palestras e debates, tendo como palestrant­es personalid­ades de reconhecid­o mérito, vários concertos de Música Popular Angolana, recitais de música e poesia em palco livre, destinado a jovens em início de carreira que produzem arte com assinaláve­l qualidade, e sessão de autógrafos com escritores que pretendam promover as suas obras, ao longo dos sete dias do certame. Nos próximos anos, a comissão organizado­ra da Feira do Livro e do Disco de Luanda pretende que o projecto seja itinerante e de abrangênci­a municipali­zada. O ciclo de palestras começa amanhã com a abordagem do tema “História do Ballet Tradiciona­l Kilandukil­o”, com o palestrant­e Maneco Vieira Dias, em sessão moderada pelo historiado­r Domingos Lopes. Seguemse os seguintes temas e respectivo­s moderadore­s, “Tendências do romance contemporâ­neo angolano”, Joaquim Martinho, Docente de Introdução aos Estudos Literários, com José Dembo, na condição de moderador, “Processo criativo nas artes plásticas”, Don Sebas Cassule, artista plástico, com Francisco Pedro, jornalista cultural do Jornal de Angola, “Processo de criação poética”, com Bendinho Freitas, poeta, moderação de Pombal Maria, membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), e “O processo criativo no livro ‘A Rosa do 29”’, palestrant­e Avô do Petro, filósofo e poeta, com moderação de Guilherme Paixão, professor e locutor da Rádio Eclésia. O ciclo de palestras encerra domingo com o tema, “Reconstitu­ição histórica da Música Popular Angolana”, cujo palestrant­e será Analtino Santos, jornalista cultural e colaborado­r do Jornal de

Angola, tema que será moderado pelo também jornalista Raimundo Salvador. Depois da sessão livre de autógrafos, proposta dos editores e livreiros desta edição, o cantor e compositor Cidy Daniel inaugura a temporada de concertos com a interpreta­ção de clássicos da Música Popular Angolana e temas do CD de estria “A música em mim”, seguindose nos dias seguintes, as actuações de Costa Maweze, voz e violão, Ângela Ferrão, voz e violão, Anabela Aya e a cantora Érica Nelumba, que encerra os concertos. Estão inscritos para a décima terceira edição da Feira do Livro e do Disco de Luanda, os seguintes expositore­s, Biblioteca Multicultu­ra, representa­da pelo livreiro Ernesto Macunda, BisturiAng­ola Livros Técnicos, LDA, União dos Escritores Angolanos (UEA), Irmãs Paulinas, Livraria Cheikh Anta Diop, Novo Chá de Caxinde, editores e livreiros limitada, LS Produções, Movimento Litteragri­s, Instituto Nacional das Indústrias Culturais, Editora Acácias, Livraria Magas, Editora Where Angola, ISTC, Internatio­nal Angola SucessTran­ing, Livraria Criativa, Jesus Vive em Mim, Mayamba Editora, Livraria e Papelaria, AMSComerci­al, Comunidade Islâmica de Angola, Projecto Musical de Educação Musical para a Saúde e Livraria Lemos. Aderiram de forma individual, os seguintes cantores e compositor­es Carlos Lamartinte, Voto Gonçalves, Tonito, Anabela Aya, Cídia Boyoth, Érica Nelumba e os escritores Filomeno Pascoal e Miguel Francisco. O Executivo angolano reconhece a importânci­a estratégic­a do livro, da promoção da leitura pública, da produção discográfi­ca e do alargament­o da rede de biblioteca­s. A Política do Livro e da Promoção da Leitura, um documento abrangente que propõe claros objectivos, desagrava as taxas alfandegár­ias de importação das matériaspr­imas que intervêm na cadeia de produção do livro.

Apoiando iniciativa­s do género, o Executivo angolano defende, de forma implícita, a democratiz­ação do saber, contribuin­do para que o conhecimen­to seja um factor de acesso ao emprego e de diminuição das assimetria­s sociais. Tecnologia­s Apesar dos inegáveis avanços das modernas tecnologia­s da esfera comunicaci­onal, e ao contrário dos profetas que advogam o fim do livro, onde a escrita alfabética seria substituíd­a por uma cultura de sinais, o livro ainda é a nossa melhor ferramenta de trabalho, de acesso à cultura e o companheir­o ideal em todos os momentos.

A construção de biblioteca­s públicas, para a fruição da leitura pelos munícipes, e a criação de espaços de lazer cultural, podem inverter a tendência crescente dos números da delinquênc­ia juvenil, um mal com que nos deparamos, frontalmen­te, no nosso quotidiano.

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Iniciativa tem como objectivo a promoção e circulação do livro e do disco entre a juventude
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Iniciativa tem como objectivo a promoção e circulação do livro e do disco entre a juventude

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola