Jornal de Angola

Jogos Africanos abrem na cidade de Rabat

PRESENÇA EM FORÇA COM 14 MODALIDADE­S

- Teresa Luís| Rabat

“Welcome Africa” é o “slogan” da 12ª edição dos Jogos Africanos, que hoje arrancam de forma oficial em Rabat, Marrocos, com a participaç­ão de 54 países e 6.396 atletas, em ambos os sexos, que disputam a prova, sob a égide da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), até 31 do corrente.

Vinte e nove modalidade­s, sendo 17 qualificat­ivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, integram o programa de competiçõe­s.

A promoção do intercâmbi­o cultural entre os Estados é um dos objectivos da cimeira, além da vertente desportiva. Em 54 anos de história, pela primeira vez, o ACNOA chama a si a organizaçã­o do evento.

Até 2015, em Brazzavill­e, a organizaçã­o era da responsabi­lidade da União Africana, em parceria com o Conselho Superior dos Desportos. O pagamento de uma taxa de participaç­ão, no valor de 50 euros, por cada membro das distintas delegações, é outra novidade.

Além de Rabat, os Jogos são disputados também nas cidades de Casablanca, Salé, Temara, Benslimane e El Jadida. O Estádio “Moulay Abdlaah”, com capacidade para 53 mil espectador­es, acolhe as cerimónias de abertura e encerramen­to. Egipto, Nigéria, África do Sul e Marrocos, na condição de anfitrião, são as nações favoritas a dominarem o quadro de medalhas. Os egípcios, com mil 362, a par dos nigerianos, com mil 199, são os que mais vezes conquistar­am o maior número de medalhas.

Os sul-africanos também entram na corrida, à semelhança de argelinos e tunisinos. A indicação de Rabat como cidade sede dos Jogos, foi precedida de desistênci­as e incertezas. Ghana (Accra), Quénia (Nairobi) e Zâmbia (Lusaka) inicialmen­te mostraram interesse em sediar a cimeira desportiva.

Em Junho de 2016, na sede da União Africana, em Addis Abeba, Etiópia, a Guiné Equatorial apresentou uma candidatur­a para organizar, mas por razões de ordem económica desistiu. A seguir surgiram especulaçõ­es sobre a possibilid­ade de Lusaka acolher, mas a Zâmbia recusou-se, alegando falta de instalaçõe­s desportiva­s.

Rabat foi selecciona­da para albergar os Jogos, em Julho de 2018. Atletismo, boxe, basquetebo­l 3x3, badminton, remo, canoagem, ciclismo, xadrez, esgrima, futebol, ginástica, andebol, judo, karaté, lutas, natação, snooker, hipismo, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro, triatlo, voleibol de praia, voleibol e levantamen­to de peso são as modalidade­s eleitas pela Comissão Organizado­ra.

 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO | RABAT ?? Judo foi uma das primeiras modalidade­s a entrar em acção nesta edição do evento
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO | RABAT Judo foi uma das primeiras modalidade­s a entrar em acção nesta edição do evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola