Jornal de Angola

Cota 50, brilhou nos Jogos Olímpicos de Moscovo

-

a fotografia nos anos 1960, na altura com 13 anos, quando foi sido detido pelas tropas coloniais, nas matas de Nambuangon­go, Bengo. Paulino Damião, conhecido por Cota 50, foi dos pioneiros da reprodução da fotografia rudimentar e artística, produzida com uma câmara escura, com forma de caixote inventado entre os anos 70 e 80.

De acordo com o próprio, a caixa servia de laboratóri­o, dando possibilid­ade de fazer a foto e ao mesmo tempo a revelação.

“Nela, continha um orifício com abertura do tamanho de uma agulha, que, à medida do tempo e da necessidad­e, ia alargando. A velocidade era uma tampa que abria e fechava instantane­amente. Podia ser ao lado ou de cima para baixo e ao sinal da contagem”, explicou.

Com a máquina de furo, acrescenta, metiase o papel que servia de película. “Este era a primeira foto já tirada pela própria máquina, o chamado negativo. Encostava-se com um pedaço de madeira à primeira foto, que, em seguida, era refotograf­ada. A imagem voltava para a máquina e dava lugar à segunda foto, o positivo, que dava a fotografia acabada”.

Fotojornal­ista reformado da Edições Novembro EP, destaca na sua carreira a cobertura dos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, na companhia do então jornalista Víctor Silva, actual PCA da empresa. Conta que, por ser o único fotojornal­ista negro na altura, a sua presença despertou a atenção do público nos estádios, o que suscitou curiosidad­e de alguns órgãos de comunicaçã­o. Consta também no seu registo histórico a cobertura da primeira visita do Presidente Agostinho Neto ao Jornal

de Angola, em 1976, data que marcou a mudança do nome de Província de Angola para Jornal de Angola.

Cota 50 lembra a cobertura de papas a Angola, João Paulo II, no mês de Junho de 1992, e papa Bento XVI em Março de 2009, de quem afirma ter recebido uma medalha que guarda como lembrança. Paulino Damião dedica-se actualment­e à fotografia artística e da natureza, para fins de exposição.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola