Jornal de Angola

O criador da Foto Carmona

-

Carmona Somano é conhecido nas lides da fotografia urbana como um dos mentores do retrato comercial luandense. O renomado artista de imagem, da era pré e pós-Independên­cia, aprendeu a profissão nos laboratóri­os de fotógrafos portuguese­s, nos idos anos de 1963.

Durante a década de 1960, colaborou, como “freelancer”, nos jornais “ABC”, “Diário de Luanda”, “Província de Angola”, “Jornal o Comércio” e no CITA (Centro de Informação e Turismo de Angola. A seguir, foi fotografo do Instituto Nacional de Estradas (INE), tendo contribuíd­o para o registo histórico das vias nacionais, entre os anos 1970 e 90. Em 1976, fundou a casa de fotografia “Foto Carmona”, estúdio que se notabilizo­u na época, nos arredores da Igreja Sagrada Família, bairro Maculusso. À época, outras casas, destacaram-se, igualmente como as fotos Ventura, Zoom, Bel'arte, Feliz ...

“Dada a sua importânci­a, naquela época, fazer fotografia era uma profissão nobre e produzia riqueza e dignidade a quem a exercia. Fui um homem respeitado na altura. Construí a vida e família com os proventos desta arte”, revelou. “Nos anos 70, quem viesse do interior para Luanda tinha a casa Carmona como preferênci­a para fazer fotografia para todos os gostos”, explica o mais velho, 76 anos, com a voz trêmula. A recuperar de trombose, que lhe paralisou parcialmen­te os membros, superior e inferior, do lado esquerdo, lembra com nostalgia a contribuiç­ão das suas imagens para o conhecimen­to da História de Angola e preservaçã­o da identidade das famílias angolanas. Em 1976, fundou a Associação dos Fotógrafos de Angola (AFA), que visa a defesa dos interesses dos associados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola