Jornal de Angola

Suicídios na Polícia preocupam autoridade­s

-

Oito polícias franceses, entre eles três das brigadas especiais anti-motim e um comandante, cometeram suicídio nos últimos meses, elevando para 64 os registos deste ano na Polícia do país, anunciaram ontem as autoridade­s.

As mortes por suicídio na Polícia francesa, que abrangem todas as idades e estão a acontecer por todo o país, já levaram os sindicatos a exigir mais apoio para parar um problema de saúde pública que se tem vindo a agravar. Um inquérito parlamenta­r tornado público em Julho fez uma lista de motivos para o stress e desespero na Polícia francesa, incluindo excesso de trabalho, acentuado desde a série de ataques terrorista­s que começaram em Janeiro de 2015, até aos violentos protestos anti-governamen­tais iniciados em Novembro pelo movimento Coletes Amarelos.

“A continuar a situação actual, 2019 deverá ser o pior dos últimos 30 anos”, avaliou Denis Jacob, dirigente sindical da União Alternativ­a da Polícia.Um relatório do senado divulgado no ano passado, indicava que a taxa de suicídio na Polícia francesa era 36 por cento mais elevada do que a da população em geral, mas não apontava razões especiais para esta diferença.

“Nós não sabemos as razões”, declarou o ministro do Interior, Christophe Castaner, em Abril, quando anunciou um novo plano de prevenção para o suicídio na Polícia, sublinhand­o o insucesso das autoridade­s na tentativa de resolver este problema de saúde pública.

Por seu turno, o director nacional da Polícia, Eric Morvan, enviou cartas a todos os agentes, encorajand­o-os a tomar consciênci­a do que sentem, e a falar “sem terem medo de serem julgados”, sustentand­o que “falar sobre o desespero não é um sinal de fraqueza”.Um relatório de especialis­tas divulgado recentemen­te aponta o trauma psicológic­o resultante das situações violentas como um factor de risco para o suicídio, que pode ser aumentado por outras razões, e levar a uma crise e ao suicídio, nomeadamen­te a hipervigil­ância constante em caso de potenciais ataques terrorista­s.

 ?? DR ?? Pressão é apontada como um dos motivos de suicídios
DR Pressão é apontada como um dos motivos de suicídios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola