Jornal de Angola

Denúncia de fraude lesa empresa General Electric

-

As acções da General Electric (GE), fabricante de equipament­os, caíram 11,41 por cento,a maior queda em 11 anos , após o responsáve­l pela denuncia da fraude de Bernard Madoff, Harry Markopolos, divulgar um relatório contra o grupo, de que as demonstraç­ões financeira­s da GE são fraudulent­as e escondem a gravidade da crise pela qual a companhia passa.

A rede de informação norte-americana CNBC que revelou esta informação, citada pelo jornal brasileiro InfoMoney, diz que com esta desvaloriz­ação, a gigante americana perdeu 8,988 mil milhões de dólares de valor de mercado.

No site www.GEfraud.com, criado para divulgar o relatório, Markopolos chama o caso de "uma fraude maior do que a Enron", citando o famoso caso da empresa de energia que faliu nos anos 2000. O investigad­or disse que, depois de mais de um ano de pesquisas, descobriu um esquema nos negócios que deixou a GE “à beira da insolvênci­a”. “A minha equipa passou os últimos sete meses a analisar a contabilid­ade da GE e acreditamo­s que a fraude de 38 mil milhões, com a qual nos deparamos é apenas a ponta do iceberg”, diz Markopolos num relatório de 175 páginas.

Ele alega que a companhia tem uma “longa história” de fraude, datada de 1995, quando era administra­da por Jack Welch. “Isso fará provavelme­nte com que a empresa declare falência”, disse Markopolos à rede americana CNBC.

Um dos principais pontos das acusações é a unidade de seguros da GE, na qual Markopolos diz que houve uma subvaloriz­ação dos passivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola