Jornal de Angola

Mais crianças deixam de estudar ao relento

- José Chaves | Nhârea

As crianças da aldeia da Tarala e da sede comunal da Lubia, município da Nhârea, província do Bié , passam a estudar em melhores condições, com a inauguraçã­o de duas escolas primárias de quatro e 12 salas de aula, pelo governador Pereira Alfredo, no âmbito da celebração dos 54 anos de elevação da Nhârea à categoria de vila.

As duas unidades escolares, devidament­e apetrechad­as, vão permitir, no presente ano lectivo, a inserção no sistema de ensino de mais de 1.600 crianças que outrora estudavam em condições precárias.

Erguidas no quadro do Programa de Melhoria e Oferta dos Serviços Sociais Básicos às Populações, as duas infra-estruturas estão completame­nte apetrechad­as. Pereira Alfredo adiantou que o Governo Provincial está a construir mais escolas e unidades hospitalar­es em zonas recônditas, no âmbito do Programa de Intervençã­o dos Municípios (PIIM).

O soba da aldeia de Tarala, Domingos Chiocola, disse que as crianças em idade escolares na região estudavam ao relento, de baixo de arvores, sentadas em pedras e em latas.“O sofrimento das nossas crianças ficou para trás. Muitas delas desistiam da escola devido as condições precárias em que estudavam”, disse.

No presente ano lectivo estão matriculad­os em Nhârea, em todos os subsistema­s de ensino, 50 mil alunos em 211 escolas, que são assegurada­s por 1.021 professore­s.

O município de Nhârea tem 113 mil habitantes, maioritari­amente camponeses, distribuíd­os por quatro comunas, Dando, Lúbia, Caieie e Gamba.

 ?? JOSÉ CHAVES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Nova escola de Tarala vai albergar centenas de alunos
JOSÉ CHAVES | EDIÇÕES NOVEMBRO Nova escola de Tarala vai albergar centenas de alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola