Jornal de Angola

Cartoonist­as mostram arte no Camões

- Mário Cohem

O melhor da criativida­de artística nacional, no domínio da banda desenhada, pode ser visto pelo público, a partir de sextafeira, às 18h30, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, com a abertura da 16ª edição do Festival Internacio­nal de Banda Desenhada e Animação (Luanda Cartoon).

O festival, que decorre até ao dia 30, retorna, em mais uma edição anual, com vários convidados internacio­nais, entre os quais se destacam o português António Antunes, o brasileiro Marcello Quintanilh­a, o moçambican­o Leilo Albano e o congolês democrátic­o Jéremie.

O programa de actividade­s desta edição do Luanda Cartoon prevê a realização de uma exposição central, no primeiro dia, assim como sessões de lançamento de livros de banda desenhada e assinatura de autógrafos dos autores.

A exibição de curtasmetr­agens de animação também consta do programa de actividade­s, com a realização, semanal, de um ciclo de cinema.

A organizaçã­o preparou, ainda, um programa de debates “Conversas com artistas com obras publicadas”, assim como pequenos espectácul­os.

O Luanda Cartoon foi criado em 2003 pela dupla de irmãos cartoonist­as Lindomar e Olímpio de Sousa. Desde então foi ganhando espaço, até atingir projecção internacio­nal, em 2010. O Festival continua a ser o único no género em Angola, evento de referência na banda desenhada da região da África Austral e o mais importante dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Em 2016, o festival conquistou o Prémio Nacional Cultura e Artes (PNCA), na categoria de Artes Visuais e Plásticas, como reconhecim­ento do trabalho criativo dos organizado­res.

 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ?? Festival é uma marca registada do cartoonism­o na capital do país
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO Festival é uma marca registada do cartoonism­o na capital do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola