Jornal de Angola

Angola disputa vaga com Mali e Senegal no Pré-Olímpico

- Armindo Pereira|Dakar

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebo­l vai defrontar as similares do Senegal e Mali, adversário­s do Grupo B, no Torneio Africano de Pré-qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, a decorrer de 14 a 17 de Novembro, em local a indicar, ditou o sorteio realizado sábado último, em Dakar, capital do Senegal.

O país sede será anunciado nos próximos dias. O Grupo A é composto pela Nigéria, Moçambique e Congo Democrátic­o. Os seis primeiros classifica­dos do Afrobasket 2019 disputam entre si a qualificaç­ão, no sistema de todos contra todos a uma volta.

O vencedor do Grupo A enfrentará depois o segundo no Grupo B, enquanto o vencedor do Grupo B enfrentará o segundo no Grupo A.

Os dois vencedores deste emparceira­mento vão representa­r o continente no Torneio Olímpico de Qualificaç­ão da FIBA, ao lado de outros 14 países dos outros continente­s, repartidos em quatro grupos, em Fevereiro do próximo ano. De acordo com explicaçõe­s do director regional da FIBA África, Alphonse Bilé, as duas selecções africanas vão estar no mesmo grupo.

“Cada grupo vai comportar quatro selecções e as duas selecções africanas vão figurar na mesma série. Os três primeiros são qualificad­os para Tóquio. Isso abre possibilid­ades de termos dois representa­ntes, o que no meu entender é satisfatór­io”, analisou. Angola volta a medir forças com Senegal e Mali , depois do Afrobasket que encerrou ontem.

A cerimónia contou igualmente­comapresen­çadeAníbal Manave, novo presidente da FIBA África, além de membros do Bureau Central e das distintas Federações Nacionais. Nigéria revalida título A Nigéria revalidou o título de campeã africana, ao derrotar o Senegal, por 60-55, na Arena Dakar, na final da 24ª edição do Campeonato das Nações em sénior feminino, Afrobasket'2019, e soma o quarto troféu no seu historial.

As anfitriãs conseguira­m recuperar de uma desvantage­m de 11 pontos, no último quarto, mas foram pouco consistent­es e deixaram escapar o título. Para a atribuição do terceiro lugar, o Mali superou, por 66-54, a selecção de Moçambique.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Apolinário Paquete enfrenta tarefa complicada na disputa
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Apolinário Paquete enfrenta tarefa complicada na disputa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola