Jornal de Angola

Cuidado com os “hackers” ao usar Wi-Fi em hotéis

-

Uma investigaç­ão especial, realizada pelo Today Show, nos Estados Unidos, revelou o quão fácil é para os criminosos cibernétic­os entrarem em telefones e roubarem as informaçõe­s do cartão de crédito, enquanto se está sentado à beira da piscina a apanhar sol. O jornalista de investigaç­ão Jeff Rossen recrutou um especialis­ta em segurança para criar hotspots de Wi-Fi falsos, no hotel Grand Fiesta Americana, em Cancún, no México. A dupla conseguiu enganar alguns turistas, dando ao seu WiFi nomes semelhante­s ao Wi-Fi oficial.

Quando os turistas iniciaram a sessão naquela rede de Wi-Fi, o “hacker” conseguiu espiá-los e ver as suas compras, detalhes do voo e informaçõe­s bancárias. O jornalista percorreu o resort e, seguindo os turistas através dos telemóveis, antes de se encontrar com eles na praia para avisá-los dos perigos que corriam.

Os turistas ficaram atordoados com a facilidade com que foram enganados. O repórter ofereceu-se, depois, para dar dicas de como estar seguro durante as férias. A dica mais fácil é desligar o Wi-Fi público ao fazer compras online através do telemóvel e usar antes a rede móvel para fazer essas transacçõe­s. É verdade que pode sair mais caro na conta telefónica, mas irá mantê-lo protegido contra “hackers”.

Rossen também pediu aos utilizador­es do Wi-Fi dos hotéis para “esquecerem a rede”, quando andam de um lado para outro, para evitar o login automático. Por fim, o jornalista aconselhou a testar o Wi-Fi, colocando o número de quarto errado, quando solicitado. Se ainda assim tiver acesso à Internet, saberá que é fraude e que permitirá que qualquer pessoa se ligue à rede. Se for legítimo, será rejeitado até colocar os dados verdadeiro­s. As famílias australian­as foram avisadas no período de férias para terem acesso cuidadoso às redes Wi-Fi gratuitas que podem não ser seguras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola