Jornal de Angola

Protecção civil prepara época balnear 2019/20

- Manuela Gomes

Uma marcha, com partida do Largo do Baleizão, Distrito Urbano da Ingombota e término defronte à Casa do Desportist­a, na Ilha do Cabo, em Luanda, vai assinalar hoje a abertura da nova época balnear, disse ao Jornal de Angola fonte do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Sob o lema: "Praias mais seguras e inclusivas", a marcha inicia às 9H00, em memória às vítimas de afogamento a nível do país, disse o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

Durante a época balnear passada, 2018/2019, foram registados 526 afogamento­s e salvos 150 pessoas em risco de morte. Destaque recai para a província de Luanda, com um registo de 80 casos, Huambo, 60, Benguela, 48, Bié, 45 e Lunda-Norte, 37.

No âmbito das suas responsabi­lidades sociais, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros tem levado a cabo várias palestras junto das comunidade­s, escolas, igrejas e mercados informais sobre informaçõe­s e conselhos úteis de prevenção.

“Pensamos que não deve ser só nosso trabalho socorrer as vítimas, devemos também ensiná-las como devem prevenir os incêndios, queimadura­s, mortes, afogamento­s e outros. Queremos elevar a cultura preventiva junto das comunidade­s”.

Faustino Minguês salientou que a prevenção é sempre melhor caminho para quem quer evitar incêndios. “Os incêndios em casa, geralmente, são derivados de instalaçõe­s eléctricas (curto-circuito), mau manuseamen­to das botijas de gás, geradores e fontes alternativ­as de luz, como velas, candeeiros, etc”.

 ??  ??
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBO ?? Vítimas de afogamento serão homenagead­as hoje
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBO Vítimas de afogamento serão homenagead­as hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola