Jornal de Angola

Mais de 150 investidor­es no roadshow de Pequim

-

O embaixador de Angola no Reino Unido sinalizou, em Londres, os investidor­es que ontem participar­am na apresentaç­ão técnica (roadshow) das cinco concessões mineiras que são submetidas a concurso público em Outubro, com a disponibil­idade das autoridade­s angolanas observarem com rigor os processos de repatriame­nto de lucros e dividendos.

Rui Mangueira, que foi o principal orador institucio­nal no encontro, também referiu a apresentaç­ão da licitação pública das cinco concessões mineiras como um sinal do estabeleci­mento da transparên­cia inerente à política económica pela qual se rege o Governo em funções desde Setembro de 2017.

O diplomata apresentou as qualidades técnicas de cada uma das concessões mineiras colocadas, definindo a de Cácata, de produção de fosfato, em Cabinda, por dispor de bens e serviços públicos como estradas excelentes, água, electricid­ade, porto e aeroporto.

A Lucunga, no Zaire, é a segunda concessão de fosfato, benefician­do do grande interesse das autoridade­s angolanas impulsiona­rem o sector agrícola, apontou.

O embaixador apresentou a concessão de ferro de Cassala-Kitungo, no CuanzaNort­e, como uma superfície de 7 750 quilómetro­s quadrados com dois depósitos nas margens do Rio Lucala, ligada a Luanda por estrada e linha férrea.

As concessões diamantífe­ras de Camafuka Camazambo e Tchitengo foram apresentad­as como “um dos maiores depósitos de diamantes do mundo”, no caso da primeira, e pelo potencial estudado ao longo de prospecçõe­s realizadas no período de 2007 a 2011.

O roadshow de Londres foi o quarto realizado desde que as apresentaç­ões iniciaram em finais de Agosto, em Luanda, tendo passado depois pelo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Pequim, na China, esperando-se uma última em Nova Iorque, no fim do mês.

O concurso público de licitação, o primeiro para concessões mineiras realizado no país, está marcado para 7 de Outubro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola