Jornal de Angola

Papel do escritor narrado em livro

-

“O Papel do Escritor na Sociedade Colonial Angolana” é o título do livro de João Ngola Trindade a ser lançado, na terça-feira, às 18h30, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, cuja apresentaç­ão estará a cargo do escritor José Luís Mendonça.

Segundo Jonuel Gonçalves, que prefaciou o livro, ‘“O Papel do Escritor na Sociedade Colonial Angolana’ é para suscitar debate e muita polémica (…) o livro não se limita ao papel do escritor na sociedade colonial angolana e é marcado por conceitos de várias heranças desse período (…).”

“A negritude, como Movimento criado, antes da segunda guerra mundial, pelo trio Senghor-Cesaire- Damas, de forma explícita ou implícita, está em quase todo o livro (...) O autor enfatiza a partilha e a troca de elementos culturais, acabando por concluir pela inexistênc­ia de cultura alguma que não seja influencia­da, quer dizer que não tenha recebido contribuiç­ões de outras culturas”.

Para o autor, o livro representa “o culminar de um período, iniciado em 2012, de reflexão sobre temas ligados à História de Angola (...). O objectivo da obra é despertar o interesse pela pesquisa científica, isto é, a reflexão crítica sobre os fenómenos que ocorrem na sociedade, de forma a contribuir para a resolução dos problemas que a afligem”.

João Ngola Trindade nasceu em Viana, na província de Luanda, e licenciou-se em História pela Faculdade de Ciências Sociais da Universida­de Agostinho Neto. Iniciou a colaboraçã­o no Folha 8, em 2012, com publicação de vários artigos de reflexão sobre o 4 de Fevereiro de 1961 e o 15 de Março de 1961.

Em 2012, passou a colaborar no quinzenári­o “Cultura - Jornal Angolano de Artes e Letras”, onde tem publicados vários artigos de reflexão, engtre os quais, “Cultura e Literatura”, “Literatura e Desenvolvi­mento Intelectua­l”, “Filinto Elísio de Menezes e a Literatura Angolana”, “Aculturaçã­o e Indução de Mudanças Comportame­ntais com o Impacto das Telenovela­s Brasileira nos Luandenses”, “Arte como Estratégia de Educação Financeira”, “Educação Financeira em Línguas Nacionais”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola