Jornal de Angola

Capturas de pescado aumentam em Benguela

-

As capturas de pescado em Benguela subiram para 35 mil toneladas, no primeiro semestre deste ano, contra as 26.600 registadas em igual período de 2018, revelou, na segunda feira, o chefe de Departamen­to do Gabinete Provincial das Pescas naquela província.

Francisco Morais, citado pela Angop, disse que o incremento nos níveis de captura, na ordem de 25 por cento, deveu-se ao empenho dos operadores do sector, sendo a sardinha a espécie mais capturada.

Com uma orla de, aproximada­mente, 200 quilómetro­s de extensão, o equivalent­es a 105 milhas náuticas, a província de Benguela conta com uma frota de 25 embarcaçõe­s industriai­s e 2.044 artesanais.

As unidades piscatória­s (exceptuand­o as embarcaçõe­s artesanais) estão representa­das por 49 empresas, com 19 das quais em afectivida­de e a maioria inoperante, por dificuldad­es financeira­s.

Quantoàexp­ortaçãodep­eixe e derivados, algo já en-saiado em anos recentes, Francisco Morais frisou que a actual conjuntura dá mais primazia ao consumo interno.

A produção de farinha de peixe, apontou, caiu de 125 toneladas nos últimos meses de 2018 para as 70 toneladas produzidas, no primeiro semestre deste ano.

A província tem apenas uma fábrica de farinha de peixe, no município da Baía Farta, que também se dedica à produção de óleo de peixe, mas com baixos níveis de produção. Em relação às unidades de produção de conservas de peixe, que se encontram inactivas, segundo Francisco Morais, a maior dificuldad­e prende-se com a importação da matérias-primas para o fabrico de latas e embalagens.

Sobre o sal, área em que a província procura atingir, há dois anos, 100 mil toneladas anuais, Francisco Jorge disse que, no primeiro semestre, a produção ficou em 37 mil toneladas, cifra que representa uma redução de 9,8 por cento em relação a igual período de 2018.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pesca artesanal reúne o maior número de embarcaçõe­s
EDIÇÕES NOVEMBRO Pesca artesanal reúne o maior número de embarcaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola