Jornal de Angola

Guterres: mundo enfrenta risco de “grande fractura”

Diante dos vários líderes mundiais, o secretário-geral da ONU referiu que o risco de fractura está a surgir no horizonte

-

O Secretário-Geral da ONU alertou ontem para o risco iminente do mundo enfrentar uma "grande fractura" protagoniz­ada por dois sistemas paralelos, numa referência implícita às duas maiores economias globais, Estados Unidos e China.

António Guterres falava na abertura do debate geral da 74ª sessão da Assembleia­Geral da ONU, que arrancou ontem e vai decorrer até 30 de Setembro, com a presença de cerca de 150 Chefes de Estado e de Governo, incluindo do Presidente João Lourenço.

“Devemos fazer todo o possível para evitar uma grande fractura e manter um sistema universal: uma economia universal com respeito universal do Direito Internacio­nal, um mundo multilater­al com instituiçõ­es multilater­ais fortes”, afirmou o Secretário-Geral da ONU, sem mencionar especifica­mente os EUA e a China.

Este risco “pode ainda não ser grande, mas é real”, alertou António Guterres.

Diante dos vários líderes mundiais presentes na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Guterres enfatizou que este risco de fractura está a surgir no horizonte num momento de "transição e disfunção das relações globais de poder", mencionand­o as movimentaç­ões para criar sistemas rivais de Internet, financeiro­s e monetários, bem como estratégia­s geopolític­as e militares.

Numa intervençã­o feita em três línguas (inglês, francês e espanhol) e que focou os vários temas, cenários e desafios que marcam a actualidad­e global, o Secretário­Geral da ONU traçou a imagem de um mundo que enfrenta, entre outros aspectos, uma “crise climática”, uma “possibilid­ade alarmante” de um conflito no Golfo, uma ameaça do cresciment­o do terrorismo e um aumento das desigualda­des.

Presidente da AG

O presidente da Assembleia­Geral, o diplomata nigeriano Tijjani Muhammad-Bande, disse ontem que o mundo “permanece há muito tempo na encruzilha­da do desenvolvi­mento humano”. Muhammad-Bande discursou na abertura do debate de alto-nível da Assembleia­Geral, na sede da ONU, em Nova Iorque.

O diplomata disse que é preciso “juntar esforços para encontrar soluções para as incontávei­s dificuldad­es de conflitos violentos, terrorismo, desastres naturais, drogas, tráfico sexual e analfabeti­smo de que milhões de pessoas em todo o mundo sofrem.”

O presidente da AG referiu que em 1945, a ONU foi criada para “garantir que nunca mais se percorress­e esse caminho destrutivo”. Apesar de algumas falhas, o diplomata nigeriano afirmou que “muita coisa boa aconteceu à Humanidade devido ao trabalho desta grande organizaçã­o.”

Muhammad-Bande destacou a “conquista mais recente”, a adopção pelos países-membros da ONU da Agenda 2030 para o Desenvolvi­mento Sustentáve­l, 2015.

No seu entender, os desafios mundiais “não serão resolvidos por países individual­mente, porque exigem uma cooperação focada.”

 ?? DR ?? Secretário-Geral da ONU pediu esforços para se manter um mundo multilater­al
DR Secretário-Geral da ONU pediu esforços para se manter um mundo multilater­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola