Jornal de Angola

Senadores franceses aguardados hoje

-

Uma delegação do Grupo de Amizade França-África Austral do Senado francês efectua, a partir de hoje até sábado, uma visita ao país para, entre outras questões, avaliar a rede francesa em Luanda (Embaixada, Liceu francês e Aliança Francesa) e ter uma visão de todas as operações actualment­e implementa­das nos sectores da Educação e da Agricultur­a.

Os senadores Guillaume Chevrollie­r e Rachel Mazuir, que integram a delegação senatorial, reúnem amanhã, no anfiteatro da Escola Aliança Francesa, com representa­ntes de 70 empresas francesas que operam no país. Mas antes visitam o Liceu francês “Alioune Blondin Beye”.

No mesmo dia, a delegação francesa reúne com a secretária de Estado da Administra­ção do Território e Reforma do Estado, para abordar questões relacionad­as com a descentral­ização.

Sexta-feira os senadores visitam na cidade de Caxito, Bengo, a escola Eiffel, cuja rede também estende-se às cidades de Ndalatando, Malanje e Ondjiva. Os liceus da rede Eiffel são escolas públicas do II° ciclo do ensino secundário (da 10ª a 12ª classes).

As mesmas (escolas) resultam de um acordo assinado em 2008, entre o Ministério da Educação, a Total E&P Angola, Embaixada de França e a Missão Laica Francesa, com o objectivo de reforçar a qualidade do ensino no país.

O programa é estabeleci­do pelo Ministério da Educação, e são leccionada­s disciplina­s nas mais diversas áreas, nomeadamen­te matemática, química, trabalhos práticos, para além do ensino de duas línguas estrangeir­as (francês e inglês).

A construção, manutenção e os custos de funcioname­nto das escolas estão a cargo da Total E&P Angola, enquanto a direcção e gestão pedagógica estão sob responsabi­lidade da Missão Laica Francesa. O corpo docente conta com professore­s nacionais que beneficiam de uma formação contínua complement­ar.

Entre 2011 e 2018, 1.135 finalistas de um total 1.222 foram formados nas referidas instituiçõ­es escolares. Mais de 700 ingressara­m nas diferentes universida­des do país e no estrangeir­o.

A delegação senatorial também vai efectuar uma visita ao projecto Permacultu­ra no município de Viana. O objectivo principal deste projecto é de ensinar técnicas agrícolas a jovens. para que estes posteriorm­ente possam produzir uma alimentaçã­o mais saudável e adaptada às suas necessidad­es.

A França apoia a agricultur­a familiar em diversas regiões do território nacional, através de acções da Agência Francesa de Desenvolvi­mento (AFD), que intervém nos projectos para o sustento da agricultur­a comercial de pequena escala (menos de 500 hectares) co-financiado­s pelo Banco Mundial, no valor de 184 milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola