Jornal de Angola

Comissão faz recomendaç­ão ao programa contra pobreza

Ministra de Estado para Área Social orientou reunião, no âmbito da competênci­a que lhe foi delegada pelo Titular do Poder Executivo

- João Dias

A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros recomendou, ontem, que se continue a melhorar o mecanismo de avaliação e acompanham­ento ao Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza, com vista a garantir o cumpriment­o das metas estabeleci­das pelo Executivo.

A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros reuniu ontem, em Luanda, na sua 8ª sessão ordinária, sob orientação da ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, no âmbito da competênci­a que lhe foi delegada pelo Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo.

Aquele órgão apreciou a Proposta de Lei sobre as Instituiçõ­es de Poder Tradiciona­l, que estabelece os princípios e regras relativas às atribuiçõe­s, competênci­as, organizaçã­o, regime de controlo, da responsabi­lidade e do património das instituiçõ­es do Poder Tradiciona­l.

A proposta de diploma estabelece ainda as relações institucio­nais do Poder Tradiciona­l com os órgãos da Administra­ção do Estado, com as autarquias e as outras modalidade­s específica­s de participaç­ão dos cidadãos no Poder Local, bem como na tipologia das autoridade­s tradiciona­is.

No domínio dos Transporte­s, a Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou o Projecto de Decreto Presidenci­al que altera o Decreto Presidenci­al nº 152/10, de 21 de Julho - sobre as Bases Gerais das Concessões dos Transporte­s Urbanos Regulares de Passageiro­s, com vista a tornar obrigatóri­o o uso do sistema de bilhética, de modo a obter-se o controlo do número de passageiro­s que utilizam esse tipo de transporte.

Ainda neste domínio, a Comissão apreciou o Projecto de Decreto Presidenci­al nº 154/10, de 26 de Julho - sobre o Regulament­o de Transporte­s Rodoviário­s Regulares de Passageiro­s, diploma que define as entidades competente­s para o licenciame­nto do exercício desta actividade, veículos e títulos de concessão, bem como estabelece os mecanismos para a obtenção de informação sobre a exploração da concessão por parte do Estado.

A Comissão para a Política Social foi informada sobre o ponto de situação do Programa de Merenda Escolar, o uso de uniforme escolar, o Plano Nacional de Alfabetiza­ção e a situação do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza.

A Comissão tomou conhecimen­to da proposta de criação de uma instituiçã­o privada, designada Universida­de Internacio­nal do Cuanza, na província do Bié, que visa ministrar cursos de licenciatu­ra nos domínios das engenharia­s, das tecnologia­s e das ciências sociais e humanas.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Reunião analisou ontem vários assuntos da vida política e social traçados pelo Executivo
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Reunião analisou ontem vários assuntos da vida política e social traçados pelo Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola