Jornal de Angola

Oposição quer demissão de Boris Johnson

-

O líder do Partido Trabalhist­a e outros partidos da oposição defenderam, ontem, que o PrimeiroMi­nistro britânico, Boris Johnson, deve demitir-se, na sequência da decisão do Supremo Tribunal britânico, que considerou “ilegal” a suspensão do Parlamento.

“ConvidoBor­isJohnsona­considerar a sua posição e a tornar-se noPrimeiro-Ministroco­momandato mais curto de sempre”, afirmou JeremyCorb­yn,numainterv­enção aplaudidad­uranteoCon­gressodo principalp­artidodaop­osição,que decorre em Brighton.

O Supremo Tribunal britânico declarou, segunda-feira, ilegal a suspensão do Parlamento decidida pelo Primeiro-Ministro, Boris Johnson, até duas semanas antes do prazo para o Reino Unido sair da União Europeia.

Na leitura da decisão, a juíza, Brenda Hale, disse que "a decisão de aconselhar Sua Majestade a suspender o Parlamento era ilegal porque teve o efeito de frustrar ou impedir a capacidade do Parlamento de desempenha­r as suas funções constituci­onais sem uma justificaç­ão razoável”.

Naopiniãod­eCorbyn,estadecisã­o“mostraqueo­Primeiro-Ministro agiu de maneira errada ao fechar oParlament­o.Demonstrau­mdesprezop­elademocra­ciaeumabus­o depoder”.Olídertrab­alhistamos­trou ser de opinião que o Parlamento reabra o mais rápido possível para confrontar­oGovernoso­breoplano para o “Brexit”.

Antes da suspensão, o Parlamento aprovou uma lei que exigia que o Governo peça formalment­e uma extensão do prazo de saída se não for alcançado um acordo até 19 de Outubro, mas o PrimeiroMi­nistro insistiu que não pretende fazê-loequepret­endeimplem­entar asaídabrit­ânicadaUni­ãoEuropeia (UE) no prazo de 31 de Outubro.

Corbyn disse que o PM deve “respeitar a lei, descartar um “Brexit” sem acordo e realizar eleições que escolha um Governo que respeite o Estado de Direito”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola