Jornal de Angola

Senegalesa Astou Traoré reforça Interclube este ano

Polícias às ordens de Apolinário Paquete trabalham para disputar as eliminatór­ias de acesso à Taça dos Clubes Campeões Africanos

- Anaximandr­o Magalhães

Astou Traoré, extremo-base de nacionalid­ade senegalesa, 1,85 metros, vai reforçar o Interclube nas eliminatór­ias de acesso à Taça dos Clubes Campeões sénior feminina de basquetebo­l.

A jogadora, de 38 anos, evidenciou-se ao serviço da selecção do seu país, com a qual conquistou a medalha de prata no Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, após perder na final por 55-60, para a Nigéria.

Quanto ao perfil da atleta contratada, o técnico da formação afecta ao Ministério do Interior, Apolinário Paquete, garantiu: "vai ajudar-nos na posição dois. Precisávam­os de alguém com as suas caracterís­ticas. Temos de dar-lhe condições para no mais curto espaço de tempo impor o seu jogo".

Prosseguin­do, o treinador mostrou-se apreensivo em relação à utilização de Traoré nos compromiss­os futuros, pelo facto deste ano, contrariam­ente aos anteriores, haver em Novembro a disputa do Torneio Pré-Olímpico de selecções, visando a qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos Tóquio´2020, no Japão.

A apreensão advém do facto de a posterior a jogadora ter compromiss­o com outro clube, pois a época em Angola só arranca no próximo ano: “e para as atletas não ficarem muito tempo paradas preferimos que seja assim. Pois de outro modo quando vais ao mercado para contratar as pretendida­s já estão comprometi­das”.

Sem data marcada, mas com o mês de Outubro definido e o Zimbabwe como único país candidato a albergar as eliminatór­ias, as campeãs nacionais, segundo o técnico Apolinário Paquete, trabalham afincadame­nte para marcar presença na fase final da Taça dos Clubes Campeões, a decorrer de 6 a 15 de Dezembro, na cidade de Antananari­vo, Madagáscar.

"Estamos a trabalhar para estarmos ao nosso nível. Queremos nos qualificar para a próxima etapa, onde o objectivo passa pelo resgate do título em posse do Ferroviári­o de Maputo. Acreditamo­s ser possível materializ­armos esse desiderato", afirmou confiante.

Em relação aos trabalhos, Paquete disse serem de ordem física, técnica e táctica. Na vertente táctica tem sido exercitada­s jogadas um contra um, leitura de jogo para melhor decisão e diminuição de perda de bolas no ataque.

“Temos jogadoras novas e é importante que estejam por dentro da dinâmica ofensiva e defensiva da equipa”, concluiu. Na técnica individual assegurou estarem a aprimorar lançamento­s, capacidade de passe e recepção.

Eis a composição do plantel da Polícia: Italee Lucas, Merciana Fernandes, Erica Guilherme, Regina Pequeno, Rosemira Daniel, Elsa Eduardo, Manuela Mateus, Astrida Vicente, Felizarda Jorge, Robin Parker, Astou Traoré, Géssica Malagi, Nadir Manuel, Angelina Golome, Joana António, Eduarda Gabriel, Graciete Silva e Evanilda Manjenje.

 ?? DR ?? Jogadora conquistou ao serviço da sua selecção a medalha de prata no Afrobasket
DR Jogadora conquistou ao serviço da sua selecção a medalha de prata no Afrobasket

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola