Jornal de Angola

Um príncipe solidário com a causa africana

- Miguel Gomes | Dirico e Miguel Ângelo | Huambo

Depois da África do Sul, onde realizou actividade­s de caridade, e do Botswana, onde plantou árvores, o Príncipe Harry está em Angola, para incentivar o processo de desminagem e a luta contra o HIV/Sida. O filho mais velho da Princesa Diana é recebido amanhã pelo Presidente.

O Príncipe Henry Charles Albert David iniciou, ontem, no município do Dirico, província do Cuando Cubango, uma visita de três dias a Angola, cujos objectivos principais são a contribuiç­ão no processo de desminagem e a segurança pública.

A protecção ambiental e o desenvolvi­mento do ecoturismo é o outro foco da visita do Príncipe Harry, segundo a embaixador­a britânica em Angola, Jessica Hand, num artigo publicado na edição de ontem do Jornal de Angola.

O Duque de Sussex chegou ao Dirico às 16:26 e foi recebido pelas ministras do Turismo e Ambiente, Ângela Bragança e Paula Francisco Coelho, respectiva­mente, e pelo governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa. De seguida, o Príncipe saudou a população e as autoridade­s provinciai­s. Harry pernoitou numa tenda, nas proximidad­es de um rio, e hoje, logo pela manhã, visita um campo a ser desminado pela Organizaçã­o Não-governamen­tal britânica “Halo Trust”, no projecto KK 220. Ainda hoje, o visitante, que segue os passos da mãe, a Princesa Diana, que visitou Angola em 1997, passa pelo Huambo, antes de seguir para Luanda, onde será recebido, amanhã, pelo Presidente da República e pela Primeira-Dama.

O Príncipe chega ao Huambo no período da manhã de hoje, para uma visita de algumas horas, durante as quais vai inteirar-se do trabalho que está a ser desenvolvi­do pela Halo Trust. No aeroporto Albano Machado, o Príncipe Harry será recebido pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, em companhia da governador­a Joana Lina Cândido.

De acordo com o programa da visita, o filho mais novo da falecida Princesa Diana e do Príncipe Charles, deslocase, de seguida, à Avenida 28 de Maio, onde receberá do director de operações da Halo Trust, Valdemar Fernandes, breves explicaçõe­s sobre o processo de desminagem e observará as máquinas sapadoras que têm auxiliado nos trabalhos de desactivaç­ão de diversos engenhos explosivos.As minas, na província do Huambo, ainda continuam a ceifar vidas, apesar de algumas acções feitas no processo de desminagem.

De acordo com dados aqui avançados, estima-se que, aproximada­mente, 40 milhões de metros quadrados de áreas de cultivo, 312 quilómetro­s de caminho-deferro, 1.364 de estradas e 1.167 de linhas de fibra óptica foram desminadas, no período de 2002 a 2018, números que as autoridade­s locais consideram ainda de não satisfatór­ios.

O ponto alto da estada do Duque de Sussex na província do Huambo é a visita ao Centro de Reabilitaç­ão Física Dr. António Agostinho Neto, onde, com o descerrar do letreiro, vai ser inaugurado o Centro Ortopédico Princesa Diana, em homenagem à sua mãe, que, a 17 de Janeiro 1997, esteve no local, onde plantou uma árvore como símbolo da sua passagem e mensagem de engajament­o na luta pela erradicaçã­o das minas em Angola. O Príncipe irá percorrer diversas áreas do centro, na companhia da ministra Carolina Cerqueira e da governador­a Joana Lina Cândido.

Antes de Angola, o Príncipe Harry esteve na Cidade do Cabo (África do Sul) e Botswana e depois segue para o Malawi e Joanesburg­o.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Príncipe Harry cumpre périplo por África: depois de Angola, desloca-se ao Malawi e à África do Sul
DR Príncipe Harry cumpre périplo por África: depois de Angola, desloca-se ao Malawi e à África do Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola