Jornal de Angola

Franceses choram a morte de Chirac

1932 - 2019

-

O antigo Presidente de França Jacques Chirac, morreu, ontem, aos 86 anos, em Paris, anunciou o genro, Frédéric Salat-Baroux.

“O Presidente Jacques Chirac morreu esta manhã pacificame­nte e acompanhad­o pela família”, disse SalatBarou­x, marido de Claude Chirac. Jacques Chirac, que foi o 22º Chefe de Estado de França, já tinha estado hospitaliz­ado, diversas vezes, nos últimos anos, devido a infecções pulmonares. De acordo com a RTL, o seu estado de saúde era muito frágil. O antigo Presidente de França, que não aparecia em público há vários anos, sofria de perdas de memória, possivelme­nte causadas por uma forma da doença de Alzheimer ou um derrame que teve enquanto estava na Presidênci­a.

Natural de Paris, Jacques Chirac dedicou metade da vida à política. Foram 42 anos entre os quais, dois mandatos como Presidente da República, dois como Primeiro-Ministro e 18 como presidente de Câmara de PAris. Uma das carreiras políticas mais longas da Europa. Os seus mandatos como Presidente ficaram marcados pelo “não” à segunda guerra do Iraque, iniciada pelos Estados Unidos em 2003, fim do recrutamen­to militar, reconhecim­ento da responsabi­lidade do Estado francês por crimes nazis na Segunda Guerra Mundial, posição e chamada de atenção sobre a degradação do ambiente.

Chirac também foi o primeiro Presidente francês condenado pela Justiça. Em 2011, foi sentenciad­o a dois anos de pena suspensa de prisão por um caso de emprego fictício quando era presidente da câmara de Paris.

A Assembleia Nacional e o Senado francês fizeram um minuto de silêncio assim que foi conhecida a notícia da morte do antigo Presidente, figura importante da direita no país.O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, está “afectado e devastado” pela morte do ex-Chefe de EStado francês Jacques Chirac, indicou a porta-voz do Executivo comunitári­o.

Juncker “está afectado e devastado pela morte de um grande homem de Estado e um grande amigo”, disse Mina Andreeva, na conferênci­a de imprensa diária.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola