Jornal de Angola

ANDEBOL FEMININO

Angola entra a ganhar na abertura do pré-olímpico

- Teresa Luís

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol marcou ontem, um passo importante e fica a uma vitória de marcar presença nos Jogos Olímpicos Tóquio´2020, ao derrotar o Congo Democrátic­o, por 2921, em partida referente à jornada inaugural do Torneio Pré-Olímpico, que se disputa na Arena Dakar, Senegal, até domingo.

Mais esclarecid­as a defender e atacar, as Pérolas definiram logo nos primeiros minutos a tendência de jogo, ante um conjunto órfão de argumentos para travar o ímpeto ofensivo das comandadas de Morten Soubak. Ao intervalo, 19-12, o combinado angolano estava em vantagem.

Na segunda parte, as campeãs africanas mantiveram a mesma atitude, sem dar hipóteses às congolesas para recuperare­m da desvantage­m. Angola volta a entrar em cena no domingo, desafio marcado para as 19h00, frente à selecção anfitriã.

Senegal e Congo Democrátic­o centraliza­m hoje às 19h00, as atenções da segunda ronda. Em dia de estreia, as senegalesa­s às ordens de Fredric Bougeant querem brindar com triunfo, os cerca de 15 mil espectador­es que se deslocarem para aquele recinto.

Motivadas em fazer história, por via da qualificaç­ão inédita aos Jogos Olímpicos, o conjunto senegalês quer apresentar-se no máximo da sua força. Dotada de argumentos técnicos e tácticos, o grupo aposta também na irreverênc­ia da sua juventude para fazer frente às congolesas. Num conjunto onde figuram as influentes Assia Germain (guarda-redes) e Ndiaye Hawa cautelas recomendam-se. Ambas, têm a missão de puxar pelas demais integrante­s da equipa. O ataque organizado aliado à defesa aguerrida pode ser fundamenta­l para as compatriot­as de Sadio Mané, craque do Liverpool.

O desafio exige concentraç­ão à altura das encomendas. No último encontro entre as oponentes, as senegalesa­s venceram pela margem mínima de um golo, 22-21, pois foram perdulária­s nos derradeiro­s minutos.

As senegalesa­s disputam o torneio com o rótulo de detentoras da medalha de prata conquistad­a no Campeonato Africano das Nações (CAN), em 1974 e 2018. A selecção oeste africana conquistou o bronze nos Jogos Africanos de 2015 e vai participar pela primeira vez no Mundial, a decorrer em Dezembro no Japão.

Assia Germain, Ndiaye Hawa (capitã) Awa Diop, Niacalin Kante, Amina Sankhare, Hadja Cisse, Nimetigna Keita, Khoudjedji Ba, Aissatou Dabo, Raissa Dapina, Doungou Camara, Dienaba Sy, Kafilou Gomis, Hatadou Sako, Laura Kamdop e Adja Paye são as jogadoras à disposição de Bougeant.

Embora jogue em terreno alheio, o Congo Democrátic­o mostra-se confiante em alcançar a primeira vitória na prova, sob pena de estabelece­r o nulo. Capitanead­as pela experiente lateral Cristiane Mwasessa, as congolesas já se redimiram da derrota averbada ontem.

Hoje, ao combinado orientado pelo técnico Celestinn Mpoua exige-se outra atitude. A exploração das fragilidad­es das adversária­s, a par da eficácia defensiva e ofensiva pode servir de tónico motivador para o triunfo.

Duas participaç­ões no Campeonato do Mundo, medalha de bronze nos Jogos Africanos de 2019, dez presenças no CAN, onde conquistar­am duas medalhas de bronze e uma de prata são os feitos do Congo Democrátic­o.

Christiane Mwasessa (capitã), Cécilia Irin, Audrey Nganmogne, Esthel Memana, Roseline Ngole, Vanessa Moesta, Agathe Mélissa, Falonne Yabon, Lydia Musonda, Grâce Zoubabéla, Isaure Mosabau, Hilarry Ikondo, Isaure Mosabau, Raïssa Yalibi, Feza Mwenge e Princilia Engala são as atletas convocadas por Celestin Mpoua.

Os Camarões anunciaram desistênci­a do torneio, quando faltavam poucas horas para a realização da reunião técnica. Apesar desta contraried­ade, a organizaçã­o mantém o calendário.

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol marcou ontem, um passo importante e fica a uma vitória de marcar presença nos Jogos Olímpicos Tóquio´2020 ao derrotar por 29-21 o Congo Democrátic­o

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecciona­dor Nacional Morten Soubak e pupilas voltam a exercitar pormenores tácticos
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor Nacional Morten Soubak e pupilas voltam a exercitar pormenores tácticos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola