Jornal de Angola

Combate ao terrorismo analisado em Nova Iorque

-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, abordou ontem, em Nova Iorque, com os Chefes de Estado do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, e do Burkina Faso, Roch Christian Kaboré, e com o presidente da Comissão da União Africana a situação do terrorismo na região do Sahel.

O encontro, que aconteceu à margem da 74ª Assembleia-Geral das Nações Unidas e que contou também com a presença do chefe da diplomacia argelina, Sabri Boukadoum, reforçou o apelo para o apoio financeiro e político da comunidade internacio­nal contra a ameaça do terrorismo naquela região africana.

“Receio que não tenhamos conseguido colectivam­ente parar as causas da crise”, afirmou António Guterres, acrescenta­ndo que são os civis que pagam o preço por isso.

“O apoio do mundo não é suficiente para que essa força conjunta que luta contra o terrorismo seja operaciona­l há quatro anos”, disse.

No encontro, o Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, fez um longo resumo da acção do seu Governo, com sucessos e fracassos.

O Presidente burquinabe, que actualment­e preside o G5 Sahel, Moussa Faki Ma-hamat e o ministro argelino Sabri Boukadoum deixaram claro que é preciso trabalhar para mobilizar mais apoios.

O G5 do Sahel ou G5S é um grupo institucio­nal para a coordenaçã­o da cooperação regional em políticas de desenvolvi­mento e questões de segurança na África Central. Foi formado em 16 de Fevereiro de 2014, em Nouakchott, na Mauritânia, numa cimeira de cinco países da região do Sahel: Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger.

OSahel,quesignifi­ca“costa” ou “fronteira”, é uma faixa de 500 a 700 quilómetro­s de largura, em média, e 5 400 Km de extensão, entre o Deserto doSahara,aoNorte,easavana do Sudão, ao Sul; e entre o oceano Atlântico, a Oeste, e o Mar Vermelho, a Leste.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola