Jornal de Angola

Alienação de aeroportos domina acordo bilateral

-

O Governo pretende começar a oferecer à iniciativa privada alguns dos seus 18 terminais aeroportuá­rios, o que levou o ministro dos Transporte­s, Ricardo de Abreu, a subscrever, na quarta-feira, em Montreal (Canadá), um acordo de capacitaçã­o técnica com o secretário executivo do Ministério da Infra-estrutura do Brasil, Marcelo Sampaio.

O acordo foi anunciado ontem pelos serviços de imprensa (GCII) do Ministério dos Transporte­s, em informaçõe­s que dão conta de que o documento assinado abre possibilid­ades para a “importação”, por Angola, da experiênci­a brasileira em relação à concessão de aeroportos.

Um segundo acordo dá abertura a operadores dos dois países para a troca de experiênci­as e expandir rotas aéreas, com o ministro a prever que a melhoria da segurança na aviação civil vai resultar no cresciment­o do sector em Angola e viabilizar as ligações no Atlântico Sul.

Ricardo de Abreu sublinhou que o espírito desse acordo é expandir as ligações que partem de Luanda para lá do Rio de Janeiro e São Paulo, os actuais destinos brasileiro­s das Linhas Aéreas de Angola (Taag), dando semelhante­s direitos a companhias daquele país.

Marcelo Sampaio definiu os acordos como instrument­o que permite o aumento da frequência de voos de passageiro­s e de carga entre os dois países, além de permitir que o Brasil partilhe com Angola a sua agenda técnica de concessão aeroportuá­ria.

O secretário executivo do Ministério da Infra-estrutura do Brasil considerou “importante” que o Brasil se aproxime do mercado africano da aviação civil, o qual, declarou, tem um enorme potencial de cresciment­o nos próximos anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola