Jornal de Angola

O Corta Vicente que secou Pelé

-

Matateu

já era uma estrela dos azuis e da selecção de Portugal, quando o seu irmão Vicente Lucas assinou pelo Belenenses, em 1954, o único clube que o extremoesq­uerdo represento­u durante a curta carreira e do qual é ainda hoje a maior referência viva.

"Primeiro fui o irmão do Matateu, depois fui 'o gajo que era bom' e só depois o Vicente Lucas ou o Pezinhos de Lã. Depois fui o Corta Vicente. Na altura, o futebol era rei na rádio. Nos relatos, quando iam descrever um lance meu, era sempre a mesma coisa: 'Corta, Vicente.' Ainda hoje, é uma forma carinhosa de me lembrarem o jogador que fui. Se cortas ou roubas a bola ao Pelé, tens o currículo feito, mas eu fui mais do que isso", contou numa entrevista ao DN, em Agosto de 2018.

E lá está... Pelé. Apesar de insistir que a sua carreira foi mais do aquele célebre jogo pela selecção de Portugal no Mundial de 1966, contra o Brasil, no qual secou o rei Pelé, esse jogo ficou para a história:

"Foi uma coincidênc­ia marcar o Pelé. Acho que nessa altura não havia isso da táctica. O Otto Glória, que treinava o Belenenses e conhecia o Pelé, disse-me assim: 'Fica de olho nele, se ele for à casa de banho tu vais com ele.' Eu tentei, ele fugia pela esquerda, pela direita, pelo meio... Um jogador daqueles não se podia marcar, era difícil, um jogador extraordin­ário que não tinha um lugar certo para jogar. Marquei-o e não me saí mal. Não sei como o fiz, mas fiz.

E nós ganhámos por 31. Mas digo-lhe uma coisa: nem Pelé nem Eusébio se comparavam ao Matateu. E não digo isto por ser meu irmão, mas porque era um jogador do caraças."

Quando o Belenenses defrontou o Real Madrid e o AC Milan na Taça Latina, a revista France Football, que tantos elogios fez ao seu irmão Matateu, também destacou Vicente Lucas:

"Confirmou toda a sua classe. Com um estilo e uma souplesse magnífica, efectua um vai e vem contínuo. Com 19 anos, Vicente Lucas é, sem dúvida alguma, um dos melhores médios europeus."

O ano de 1966 ficou marcado pelos melhores (Mundial, onde Portugal brilhou e garantiu o terceiro lugar) e também pelos piores motivos, pois foi nesse ano que Vicente Lucas teve um grave acidente de carro e perdeu um olho, uma fatalidade que o obrigou a pôr um ponto final na carreira de jogador de futebol aos 30 anos.

 ?? DR ?? Pelé e Vicente Lucas no jogo entre Portugal e o Brasil
DR Pelé e Vicente Lucas no jogo entre Portugal e o Brasil
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola