Jornal de Angola

Supremo Tribunal recebe processo de 19 candidatos

Um total de 19 processos de candidatur­as para as eleições presidenci­ais de 24 de Novembro deu entrada no Supremo Tribunal de Justiça em Bissau

-

O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau recebeu, até ao fecho do prazo legal, que terminou na quarta-feira, 19 candidatur­as para as eleições presidenci­ais, marcadas para 24 de Novembro, disse, ontem, à Lusa fonte daquela instituiçã­o. Os eventuais candidatos às presidenci­ais tinham até ao dia 25 para entregar as candidatur­as no Supremo Tribunal de Justiça, que terá, a partir de agora, 21 dias para ver se cumprem os requisitos legalmente exigidos.

Oito pessoas apresentar­am candidatur­as independen­tes Aladje Djimo, Carlos Gomes Júnior (antigo PrimeiroMi­nistro), Armando Adepdoc Có, José Mário Vaz (actual Presidente), Mutaro Intai Djabi, Nadeem dos Reis Cabral, Luís Nancassa e Nancy Schwartz, a única mulher.

Além das candidatur­as independen­tes, o Supremo recebeu mais 11, apoiadas por partidos, nomeadamen­te Afonso Té (Partido Republican­o da Independên­cia para o Desenvolvi­mento, PRID), Baciro Dja (Frente Patriótica de Salvação Nacional, Frepasna), Domingos Simões Pereira (Partido Africano para a Independên­cia da Guiné e Cabo Verde, PAIGC), Jorge Otinta (Partido da Ciência e Cidadania).

O Supremo recebeu ,também as candidatur­as de Nuno Nabian (Assembleia do Povo - Partido Democrátic­o da Guiné-Bissau, APU-PDGB), Idrissa Djaló (Partido de Unidade Nacional, PUN), Gabriel Fernando Indi (Partido Unido Social Democrátic­o, PUSD), Vicente Fernandes (Partido da Convergênc­ia Democrátic­a, PCD), Empossa Yé (Centro Democrátic­o, CD), Mamadu Iaia Djaló (Partido para a Nova Democracia, PND) e Umaro Sissoco Embaló (Movimento de Alternânci­a Democrátic­a, Madem-G15). A segunda volta do escrutínio, caso seja necessário, vai decorrer a 29 de Dezembro, com a campanha eleitoral a desenrolar-se entre 1 e 22 de Novembro.

Programa do Executivo e OGE no Parlamento

O Primeiro-Ministro guineense, Aristides Gomes, anunciou, na quarta-feira, que o programa de Governo e o Orçamento Geral do Estado serão debatidos no Parlamento no dia 15 de Outubro e que os dois instrument­os serão aprovados pelos deputados.

Aristides Gomes falava aos jornalista­s à saída de uma reunião de concertaçã­o da nova data com o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá. “Já há uma nova data. Será em 15 de Outubro. Nós vamos discutir e aprovar o programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado”, declarou o Primeiro-Ministro. Aristides Gomes observou existirem “melhores condições” para que o Parlamento aprecie os dois instrument­os, através de um “debate aprofundad­o”.

O debate do programa de Governo guineense tem estado envolvido em polémicas entre as bancadas parlamenta­res. Na semana passada, o presidente do Parlamento e os partidos da oposição ao Governo participar­am numa sessão plenária, que decorreu numa unidade hoteleira, em Bissau, para dar início à discussão do programa do Governo, na ausência do Primeiro-Ministro e do partido maioritári­o, o Partido Africano da Independên­cia da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Ainda em declaraçõe­s aos jornalista­s, de acordo com a Lusa, o Primeiro-Ministro considerou como “normal” e uma boa notícia o facto do Governo ter recorrido ao mercado financeiro internacio­nal para pedir empréstimo­s, uma iniciativa criticada pelo Presidente José Mário Vaz.

“Recentemen­te, o Governo contraiu empréstimo­s através da emissão de títulos do tesouro num montante de 10 mil milhões de francos CFA (cerca de 16 milhões de dólares) e brevemente pretende emitir mais títulos do tesouro no mesmo montante, totalizand­o 20 mil milhões de francos CFA (cerca de 32 milhões de dólares)”, observou o líder guineense.

Para Mário Vaz, “é caso para perguntar” onde param as receitas geradas pelas alfândegas, contribuiç­ões e impostos. Em resposta às perguntas dos jornalista­s, à saída de uma reunião com o presidente do Parlamento, o PrimeiroMi­nistro considerou normal aquelas operações que, na sua opinião, provam a confiança do mercado internacio­nal nas acções do Governo.

 ?? DR ?? No dia 24 de Novembro os guineenses escolhem o sucessor de José Mário Vaz, actual Presidente
DR No dia 24 de Novembro os guineenses escolhem o sucessor de José Mário Vaz, actual Presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola