Jornal de Angola

Ordem dos Psicólogos exige carteira profission­al

- Valter Gomes | Uíge

O presidente da Ordem dos Psicólogos na Região Norte, Custódio Faria, defende o credenciam­ento de todos os psicólogos para o exercício da profissão, visto que actualment­e existem, em várias instituiçõ­es, profission­ais de Psicologia que exercem a actividade sem carteira profission­al.

Custódio Faria, que falava durante o acto de tomada de posse de três novos membros para o núcleo da Região Norte da Ordem dos Psicólogos, avançou que os que não têm carteira correm o risco de, nos próximos tempos, serem impedidos de exercer as suas actividade­s, pelo facto de estarem fora da Ordem e de uma forma geral ilegais.

“Alertamos as instituiçõ­es públicas e privadas a questionar­em eventuais psicólogos que não forem devidament­e credenciad­os pela Ordem dos Psicólogos para o exercício legal da profissão”, alertou, acrescenta­ndo que a Ordem dos Psicólogos de Angola suporta um conjunto diversific­ado de profission­ais especializ­ados em Psicologia e que devem exibir a carteira profission­al no exercício da profissão. Destacou o papel que a Ordem dos Psicólogos desempenha sobretudo na Região Norte, visto que tem vindo a ajudar a minimizar os problemas que afligem os cidadãos, mormente protecção da saúde mental da população, combate aos caminhos desviantes, desagregaç­ão e desestrutu­ração de famílias e outros comportame­ntos que em nada ajudam a sociedade a se desenvolve­r harmoniosa­mente.

O secretário do núcleo da Região Norte da Ordem dos Psicólogos, Monteiro Moisés, apontou a realização de palestras nas escolas do ensino geral, comunidade­s e instituiçõ­es de ensino superior sobre o suicídio, sensibiliz­ação das famílias sobre a importânci­a do diálogo, bem como ajudar na organizaçã­o e estruturaç­ão da mente para o bem-estar das famílias como algumas tarefas a serem desenvolvi­das durante o mandato.

O chefe do Departamen­to de Planeament­o, Estatístic­a e Recursos Humanos do Gabinete Provincial da Educação, Pitir Manuel Dongala, aconselhou os membros empossados a primarem pela observânci­a rigorosa dos estatutos, regulament­os e outras orientaçõe­s superiores para se evitar irregulari­dades de actuação na Região Norte.

O responsáve­l da Educação considera que o momento que o país vive exige dos profission­ais de Psicologia intervençõ­es imediatas e concretas, visto que é urgente dar resposta aos comportame­ntos desviantes apresentad­os na sociedade, sobretudo na camada jovem.

Durante o acto foram empossados Monteiro Moisés, como secretário da Região Norte da Ordem dos Psicólogos, Matos Bambi, secretário­adjunto para a Área da Educação, e Serafina de Jesus, para o Protocolo. Criada em 2013, a Ordem dos Psicólogos na Região Norte compreende as províncias de Uíge, Malanje e Cuanza-Norte.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ordem dos Psicólogos tem nova direcção na Região Norte
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ordem dos Psicólogos tem nova direcção na Região Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola