Jornal de Angola

Carolina Cerqueira enaltece profission­ais

- Justino Victorino | Huambo

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, manifestou-se satisfeita com o empenho dos profission­ais de Saúde do Hospital Geral do Huambo no atendiment­o aos pacientes, não obstante as dificuldad­es decorrente­s da falta de recursos humanos.

Carolina Cerqueira visitou ontem o Hospital Geral e recebeu informaçõe­s detalhadas sobre o actual funcioname­nto da rede sanitária da província do Huambo.

“Estamos satisfeito­s de ver que o Hospital Geral do Huambo tem capacidade e auto- suficiênci­a na conservaçã­o e distribuiç­ão do oxigénio, que permite atender os doentes não só da capital da província, como dos outros municípios”, disse a ministra de Estado, em declaraçõe­s à imprensa.

Os serviços de limpeza, higiene e saneamento básico do Hospital Geral do Huambo, sublinhou, registaram melhorias significat­ivas, o que tem contribuíd­o também para o não surgimento de doenças oportunist­as.

Reconheceu, contudo, dificuldad­es no sector da saúde na província, sobretudo devido à falta de recursos humanos e de equipament­os modernos que possam atender as necessidad­es do sector.

A ministra de Estado garantiu que o Ministério da Saúde identifico­u todas as dificuldad­es do sector e está a trabalhar para mitigar as insuficiên­cias nos próximos tempos.

Carolina Cerqueira mostrou-se desagradad­a com o estado de muitos acompanhan­tes de pacientes que se encontram no Hospital Geral do Huambo, pelo facto de passarem noites ao relento.

Apelou ao ministério de tutela a “encontrar uma solução que não impeça a possibilid­ade de os familiares estarem junto dos doentes”.

No seu entender, a comunicaçã­o social deve jogar um papel importante na educação moral e cívica dessas pessoas, através de programas de sensibiliz­ação.

 ?? ALBERTO PEDRO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Carolina Cerqueira notou melhorias em vários serviços
ALBERTO PEDRO |EDIÇÕES NOVEMBRO Carolina Cerqueira notou melhorias em vários serviços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola