Jornal de Angola

Mugabe sepultado na sua terra natal

-

O funeral do ex-Chefe de Estado do Zimbabwe, Robert Mugabe, realizou-se, ontem, na sua propriedad­e rural, com fortes medidas de segurança, com o caixão envolto na bandeira do país a ser transporta­do por militares.

“Este homem vive para sempre”, declarou o padre, que conduziu as cerimónias fúnebres, realizadas sem a presença da população, ao contrário do que é costume nos funerais africanos, que tradiciona­lmente são abertos a todos os que queiram homenagear os mortos.

O caixão de Mugabe, que morreu este mês, aos 95 anos, em Singapura, vítima de cancro, depois de liderar o país durante quase quatro décadas, desceu à terra embrulhado numa bandeira do Zimbabwe, após ter sido levado em ombros por militares, vindo de uma tenda que mostrava uma foto sua com o punho erguido, o gesto tradiciona­l de resistênci­a, e um arranjo floral onde se lia “Pai”.

Alguns dos rivais políticos de Mugabe, incluindo figuras da oposição que eram frequentem­ente detidos, marcaram presença no funeral, enquanto outros aliados de longa data não comparecer­am, segundo a reportagem da agência de notícias AP, que nota que vários dirigentes do seu partido não estiveram presentes.

Só os convidados previament­eaprovados­tinhamauto­rização para testemunha­r a cerimónia. “Esta cerimónia é um paradoxo”, disse o padre, explicando: “Estamos em luto ao mesmo tempo que estamos a celebrar porque este homem viveu a vida de uma maneira que muitos de nós gostaríamo­s de imitar”.

Momentos depois, ao lado do caixão, rezou: “Deus, tem piedade dele; não o julgues com demasiada severidade”.

Robert Mugabe foi sepultado em Zvimba, local de onde era natural, e não no monumento nacional como havia sido anunciado, revelou há dias o Governo zimbabwean­o.

“A família do falecido Robert Gabriel Mugabe expressou o desejo em avançar com o enterro em Zvimba, província de Mashonalan­d Ocidental. Em linha com a política do Governo em respeitar os desejos das famílias dos heróis nacionais, o Governo está a cooperar com a família Mugabe”, referia o comunicado, divulgado então, pelo Ministério da Informação.

 ?? DR ?? Ex-Presidente do Zimbabwe
DR Ex-Presidente do Zimbabwe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola