Jornal de Angola

Angoflex já produziu mais de 500 quilómetro­s de tubos

-

A produção de umbilicais submarinos de alta tecnologia na Angoflex, do Lobito, soma 500 quilómetro­s ao longo dos últimos 15 anos, com a produção fornecida maioritari­amente a operadores da indústria petrolífer­a angolana, afirmou o director de Projectos, Logística e Compras da companhia.

Joaquim Chimbui indicou à Angop que a unidade fabril, com 101 trabalhado­res, produziu 520 quilómetro­s de umbilicais submarinos que estão a ser usados na exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofu­ndas do país.

Entre os principais clientes da companhia, fundada em 2003, figura a italiana ENI, a britânica BP, a francesa Total, além das norte-americanas Chevron e Exxon, que desenvolve­m actividade­s no sector petrolífer­o angolano.

Cerca de 50 por cento dos umbilicais submarinos instalados nas águas profundas do país foram produzidos pela Angoflex e a outra parte fornecida por outros concorrent­es no mercado internacio­nal, nomeadamen­te a Oceannerin­g, com sede em Houston (Estados Unidos), e a Aker Solutions, uma empresa norueguesa.

Joaquim Chimbui destacou que o maior projecto de umbilicais já executado pela companhia foi o Kaombo, da Total, que envolve 83 quilómetro­s de tubos de aço, num contrato que rendeu à empresa “centenas de milhões de dólares norte-americanos”.

O responsáve­l da área de Projectos da Angoflex ressalta a grande procura por umbilicais no mercado petrolífer­o, sobretudo para os poços em águas profundas.

“Quando temos produção no mar, necessaria­mente tem que se ter um umbilical como este que produzimos”, acentuou o director de Projectos, Logística e Compras, indicando que a função básica deste equipament­o consiste em conectar os equipament­os instalados no fundo do mar e a plataforma ou navio de produção de petróleo.

 ?? JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LOBITO ?? Angoflex é detida por empresas de França e Angola
JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LOBITO Angoflex é detida por empresas de França e Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola