Jornal de Angola

País tem um cardiologi­sta para 200 mil habitantes

-

Angola possui apenas 130 cardiologi­stas nacionais para uma população de mais de 25 milhões de habitantes, número que as autoridade­s consideram insuficien­te para responder a procura.

O rácio actual é de um cardiologi­sta para mais de 200 mil habitantes, num país com 25 milhões de habitantes, segundo dados do Censo Populacion­al de 2014.

Dados da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasc­ulares indicam que 20 por cento dos indivíduos adultos em Angola são hipertenso­s e mais de 50 por cento desconhece­m o seu estado de saúde.

A hipertensã­o arterial é uma doença silenciosa, cujos sintomas, muitas da vezes, demoram a aparecer. Por isso, é importante que as pessoas tenham uma rotina de exames para identifica­r algum distúrbio.

Neste total de especialis­tas, Luanda é a província que alberga o maior número de médicos cardiologi­stas.

Os números de Angola estão muito próximos aos de alguns outros países da África Austral com a desvantage­m do país ter menos profission­ais para atender os doentes que se tem.

A média da África Austral é de 20 por cento da população adulta hipertensa e menos de sete por cento dos indivíduos considerad­os hipertenso­s em tratamento estarem controlado­s, sendo a zona do continente aonde esta patologia mais progride com menos sucesso no seu controlo.

Segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) estima-se que até 2030 as Doenças Cardiovasc­ulares serão responsáve­is pela morte de aproximada­mente 23,6 milhões de pessoas no mundo.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Problemas do coração afectam muitos angolanos
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Problemas do coração afectam muitos angolanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola