Jornal de Angola

CARTA DO LEITOR

-

Roubo de cobre

O roubo de cobre parece que está na moda, numa altura em que a demanda do mercado parece estar a animar os “furtadores” deste elemento importante no sector da electricid­ade. Alguém defendeu, há dias, que o Governo decrete a proibição de comerciali­zação do cobre e acho que podemos ir um bocado mais longe.

Acho que está na hora das autoridade­s angolanas imporem uma lei que proíba a posse de cabos de metais à base de cobre sob pena de detenção, julgamento sumário e prisão.

Ao ritmo com que estão a ser furtados e roubados os cabos eléctricos, acho que alguma coisa deve ser feita para que sejamos capazes de inviabiliz­ar essa onda, que já assume contornos de crimes contra a segurança do Estado.

Sem exagerar, quando são roubados cabos eléctricos que podem privar os hospitais e unidades militares do seu funcioname­nto normal, além dos agregados familiares, não há dúvidas de que se está a atentar contra a segurança do Estado.

As quantidade­s de cobre que, volta e meia, são apreendida­s revelam apenas a ponta do iceberg, na medida em que os principais culpados, eventuais actores de uma larga rede de traficante­s destes bens, nunca são apanhados. Sabemos que existem grupos bem organizado­s que possuem fontes de abastecime­nto, que pesam nos contentore­s improvisad­os e que chegam a embarcar através dos portos, ao arrepio das leis e das autoridade­s. Acho que está na hora da Assembleia Nacional legislar sobre a criminaliz­ação do roubo de cobre com sanções punitivas exemplares para desaconsel­har o tráfico. LOURENÇO ABRANTES Boavista

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola