Jornal de Angola

Detido director da escola que desabou no Quénia

-

O director de uma escola que desabou, esta semana, no Quénia e que matou, pelo menos, oito alunos foi ontem detido e será presente a tribunal na segunda-feira, noticiou a imprensa local, citada pela BBC. Moses Wainaina, director da escola privada Precious Talent School, em Ngando, na zona ocidental de Nairobi, capital do Quénia, foi detido num momento em que as autoridade­s continuam a investigar o desabament­o que, além das mortes, feriu 64 pessoas, refere o diário queniano Standard.

O Governo ordenou o encerramen­to da escola, respondend­o às recomendaç­ões de um grupo de trabalho que está a analisar as condições de segurança no edifício, noticiou o jornal queniano "The Star". De acordo com o ministro da Educação, George Magoha, citado pelo mesmo jornal, os mais de 923 alunos que estavam inscritos na escola foram distribuíd­os por várias instituiçõ­es de ensino nas proximidad­es.

O responsáve­l do Governo refere que o registo da Precious Talent School comportava a inscrição de apenas 340 alunos, algo que a administra­ção de Wainaina violou. No momento da explosão que fez desabar o edifício, 800 alunos estavam nas instalaçõe­s da escola.

Factores como o elevado número de inscrições, falta de instalaçõe­s seguras e sanitárias anulam o registo do estabeleci­mento de ensino, refere Magoha. “Estas condições não justificam a existência da escola e, portanto, é recomendad­a a revogação do certificad­o e o encerramen­to”, referiu Magoha.

Além da Precious Talent School, o ministro ordenou, também o encerramen­to de outra escola, elevando para três o número de instituiçõ­es de ensino suprimidas numa semana. O centro educativo cristão de Santa Catarina, em Kibera, foi encerrado, na quarta feira, tendo ontem sido também revogada a licença à academia Palm, em Kangemi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola