Jornal de Angola

Príncipe Harry faz apelo à formação da juventude

Presidente da República, João Lourenço, concedeu uma audiência ao duque de Sussex. Na sequência, a Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu Harry a quem apresentou o projecto “Nascer livre para brilhar” e endereçou um convite para que a duquesa de Sussex

- João Dias e Edna Dala

O Príncipe Harry deixa hoje Luanda com destino ao Malawi, onde cumpre a quarta etapa do périplo de dez dias à África Austral. Ontem, foi recebido pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta. No encontro, o Príncipe Harry falou do trabalho de desminagem e da relação com a necessidad­e de dinamizar o ecoturismo para o benefício das comunidade­s e deixou uma sugestão às autoridade­s: apostar cada vez mais na formação dos jovens, de modo a prepará-los para os desafios e avanços que o país vem registando nos últimos anos. Na véspera do encontro com João Lourenço, o filho mais novo da Princesa Diana teve um encontro emocionant­e com Sandra Tigica, a menina que ficou mundialmen­te famosa ao aparecer no colo de Diana há 22 anos. Hoje, já senhora e com três filhos, recordou, ao Príncipe Harry, o encontro com aquela que ficou conhecida como a “Princesa do Povo”.

O Príncipe Harry

sugeriu ontem, em Luanda, às autoridade­s angolanas a apostarem, cada vez mais, na formação dos jovens, de modo a prepará-los para os desafios e avanços que o país vem registando nos últimos anos.

Durante o encontro com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, Harry falou da desminagem e da relação com a necessidad­e de dinamizar o ecoturismo para benefício das comunidade­s.

Segundo a embaixador­a do Reino Unido em Angola, Jessica Hand, que acompanhou Harry na audiência com o Chefe de Estado angolano, falando em nome do duque de Sussex, disse que o Príncipe fez aquela sugestão na qualidade de embaixador para a Juventude junto da Commonweal­th (comunidade de 53 países de expressão inglesa à qual Angola é candidata à integração).

À imprensa, a embaixador­a do Reino Unido em Angola lembrou que a visita oficial foi um grande sucesso. “Foi a sua primeira visita oficial em Angola, mas não a primeira visita normal. Para o príncipe, foi uma visita significat­iva do ponto de vista da necessidad­e de continuar honrosamen­te com o trabalho da mãe”, disse.

Na audiência com o Presidente da República, lembrou Jessica Hand, o Príncipe Harry falou dos benefícios do ecoturismo para as comunidade­s e defendeu que não pode este segmento ser detido apenas por empresas estrangeir­as. Na sua opinião, os locais, organizado­s em cooperativ­as ou não, deviam gizar planos, bem orientados, para beneficiar­em das vantagens e proveitos económicos do ecoturismo.

“O ecoturismo deve ser o centro de benefícios económicos e comerciais para a população das regiões onde o turismo tem lugar e um forte potencial”, disse a diplomata. Na sua visão, o turismo pode jogar um papel muito importante para o desenvolvi­mento de Angola.

Neste processo de honrar o legado da mãe, a Princesa Diana, foram registadas mudanças positivas, fundamenta­lmente no período em que a sua mãe esteve em Angola e os tempos actuais. Convite da Primeira-Dama à duquesa Megan Marple No Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, o príncipe Harry teve também um encontro com a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, com quem abordou a problemáti­ca do HIV-SIDA e a campanha “Nascer livre para brilhar”, lançada em Dezembro do ano passado, que visa eliminar a transmissã­o do VIH de mãe para o filho.

“Como pai, o príncipe entende ser uma discussão muito importante, emocionant­e e positiva”, disse a embaixador­a. Afirmou que o Príncipe entendeu ser um trabalho conjunto e que deve contar com o envolvimen­to de várias organizaçõ­es. Harry recebeu da Primeira-Dama um convite destinado à duquesa, no qual Ana Dias Lourenço convida Megan Marple a apoiar a causa do HIV-SIDA em Angola.

A diplomata britânica acreditada em Angola agradeceu às autoridade­s angolanas o nível de preparação da visita, “que não foi muito simples”, por Dirico, Huambo e Luanda.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Encontro analisou as vantagens da desminagem para a promoção do ecoturismo nacional
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Encontro analisou as vantagens da desminagem para a promoção do ecoturismo nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola