Jornal de Angola

Guineense ajuda adversário a chegar à meta

-

Braima Dabo,

atleta da Guiné-Bissau, não vai conquistar medalhas nestes mundiais de atletismo, mas já conquistou o coração do público na jornada inaugural, na sexta-feira, ao ajudar um exausto Jonathan Busby, atleta de Aruba, a cruzar a linha de chegada nos 5.000 metros, numa impression­ante demonstraç­ão de desportivi­smo na pista de Doha, no Qatar.

Brian Braima, atleta de 26 anos radicado em Bragança, Portugal, carregou nos ombros o seu oponente durante mais de 100 metros, sendo aplaudido de pé pelo Khalifa Internatio­nal Stadium. Foi um final agonizante e emocionant­e o da eliminatór­ia de abertura dos 5.000 metros masculinos, quando um angustiado Busby, à beira do colapso físico, foi resgatado na última volta por Braima Dabo, que abdicou de fazer o melhor tempo pessoal possível para prestar ajuda ao 'adversário', com os dois homens a cruzarem a meta juntos e debaixo de uma ovação empolgante no Estádio Khalifa.

"O principal objectivo era representa­r o meu país da melhor maneira possível e estou feliz por poder ajudar outro atleta", disse Dabo, em língua portuguesa, à agência Reuters. Contou como se decidiu a ajudar Busby: "Vi que ele não estava a correr da maneira correcta, estava a ir muito inclinado, percebi que não iria terminar a corrida. Eu sabia que não iria bater o meu recorde pessoal, então, quando percebi isso, limiteime ao meu objectivo principal,

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola