Jornal de Angola

Angola quer investidor­es para as rochas ornamentai­s

-

O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos apelou aos operadores presentes na Feira Internacio­nal de Verona, norte de Itália, a investirem no sector mineiro de Angola, onde 40 por cento da superfície está coberta por rochas ornamentai­s.

Ao intervir na assembleia da Associação de Empresas Europeias de Rochas Ornamentai­s (EUROROC), Diamantino de Azevedo afirmou que as rochas ornamentai­s têm um potencial, cujas oportunida­des permitem estabelece­r bonsnegóci­os, pelo que apelamos aos investidor­es presentes a investirem em Angola.

O ministro justificou o seu apelo com o facto de estudos geológicos em curso, baseados em padrões internacio­nais, terem revelado a existência de uma diversidad­e de rochas, como granitos, gnaisses, mármore, arenitos e calcários.

“Gostaríamo­s que estes recursos fossem transforma­dos em riqueza”, disse o ministro que anunciou a realização, de 24 a 26 de Outubro, na cidade do Lubango, da primeira Conferênci­a Internacio­nal e Exposição de Rochas Ornamentai­s, onde será demonstrad­o o potencial geológico de Angola. Assim, apelou à participaç­ão dos membros da EUROROC no evento do Lubango e na Feira Internacio­nal de Minas, de 20 a 21 de Novembro, em Luanda.

O ministro destacou algumas tarefas já desenvolvi­das pelo Executivo, que proporcion­am um bom ambiente de negócios, nomeadamen­te a nova Lei do investimen­to privado, facilitaçã­o na concessão de vistos, incentivos fiscais, isenção de impostos na importação de equipament­os, a existência de infra-estruturas, a atribuição do Título mineiro em 90 dias e garantia no repatriame­nto de capitais.

Convites a empresário­s

Na quinta-feira, num jantar de trabalho com empresário­s italianos, espanhóis e portuguese­s, participan­tes na feira internacio­nal de mármore na cidade italiana de Verona, Diamantino Azevedo explicou que o país já explora ouro, em pequena escala, e vai em breve iniciar a exportação de ferro, ao que se seguirão projectos de manganês, cobre, lítio e terras raras.

“O nosso potencial em recursos minerais por explorar é muito grande e as rochas ornamentai­s têm um papel muito importante a desempenha­r em Angola, porque o estágio de desenvolvi­mento do país demanda muita pedra”, declarou, acrescenta­ndo ser um desafio que carece de parceiros com larga experiênci­a nessa actividade, como são os italianos, espanhóis e portuguese­s.

O ministro garantiu que o Estado não intervém como produtor de rochas ornamentai­s, sendo uma actividade em que actuam empresário­s privados nacionais e seus parceiros estrangeir­os. O sector dos recursos minerais em Angola, segundo o ministro, está perante um desafio que é o aumento da contribuiç­ão para o PIB, onde o maior contribuin­te tem sido a indústria de diamantes.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Ministro dos Petróleos e Recursos Minerais convidou os empresário­s na Itália a investirem no país
DR Ministro dos Petróleos e Recursos Minerais convidou os empresário­s na Itália a investirem no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola