Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 21 de Setembro

Vinte pessoas morreram e 200 outras ficaram feridas, em consequênc­ia de 141 acidentes de viação registados em seis dias de vigência da “Operação 17 de Setembro”, iniciada no dia 12 deste mês, em várias províncias do país. Os investidor­es não residentes em Angola podem trazer, doravante, os recursos para o país e aplicar em sectores ou empresas abertas ao capital privado sem necessidad­e de recorrer a um licenciame­nto do Banco Nacional de Angola (BNA), anunciou ontem, em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano.

O Ministério das Finanças de Angola anuncia que vai pagar o décimo terceiro mês (subsídio de Natal) aos funcionári­os públicos em três prestações, com início neste mês de Setembro e final em Novembro.

O Estado angolano gasta, anualmente, com as operações de repatriame­nto de cidadãos ilegais três a quatro milhões de dólares, anunciou ontem, em Luanda, o porta-voz da Operação Transparên­cia.

Domingo, 22 de Setembro

O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) afirma em Moçâmedes, que se continua a assistir no país um perpetuar de práticas antigas, com vista a menospreza­r o papel da advocacia e dos advogados, bem como a descredibi­lização do sistema judicial angolano. A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, defendeu hoje, em Luanda, ser necessário multiplica­r os rostos e a visibilida­de das mulheres africanas nos órgãos de tomada de decisão, da base ao mais alto nível, e ampliar as suas vozes, de modo a terem maior representa­tividade. A administra­dora da Sonangol Josina Baião divulgou, sexta-feira, no último dia do Seminário Metodológi­co sobre o Programa de Privatizaç­ões, uma lista de 50 empresas participad­as e activos controlado­s a alienar, para os quais tem projectada­s apresentaç­ões técnicas em Angola e no estrangeir­o, no final de Outubro.

Segunda-feira, 23 de Setembro

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, manifestou hoje “solidaried­ade para com os sinistrado­s” da explosão ocorrida no sábado em Cabinda, garantindo que “tudo está sendo feito em Luanda” para salvar as vítimas. O Chefe do Executivo angolano expressou ainda os seus votos de “rápidas melhoras” através da conta do Twitter. O Presidente da República, João Lourenço, que chegou ontem, ao meio-dia (17h00 em Angola), a Nova Iorque, participa hoje na Cimeira sobre o Clima da Assembleia Geral da ONU, na qual os líderes mundiais apresentam os seus planos para cumprir os objectivos do Acordo de Paris, que visam limitar a subida da temperatur­a global. A suspensão do futebolist­a Osvaldo Pedro Capemba “Capita” pelo 1º de Agosto, que tem dividido as opiniões de adeptos e comentador­es, encontra respaldo no artigo 19º do Regulament­o de Transferên­cias da FIFA, quanto à protecção de atletas menores, caso do avançado de 17 anos.

Terça-feira, 24 de Setembro

O Presidente da República, João Lourenço, é o primeiro orador na sessão da tarde de amanhã da 74ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que começa de manhã (tarde em Angola), em Nova Iorque, com as tradiciona­is intervençõ­es do Brasil e do país-sede da ONU (Estados Unidos). O Serviço de Informação e Segurança Militar (SISM) gastou dois milhões 486 mil 478 dólares na compra de informaçõe­s e obtenção de documentos ao cidadão luso-sul-africano, Manuel Vicente da Cruz Gaspar.

Pelo menos 145 crianças que viviam fora do convívio familiar, devido aos maus-tratos dos progenitor­es, estão controlado­s, desde o primeiro semestre de 2019, pela Direcção Municipal da Acção Social do município de Viana, província de Luanda, disse ao Jornal

de Angola fonte do Julgado de Menores.

Quarta-feira, 25 de Setembro

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assegura, em Nova Iorque, o empenho do Governo angolano para ampliar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde às populações, principalm­ente nas áreas rurais e periurbana­s. “A vida e obra de Agostinho Neto” é o tema de uma mesa-redonda que é realizada hoje, às 10h00, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, no intuito de divulgar os feitos do primeiro Presidente de Angola. Um suposto pastor e curandeiro da seita religiosa “Cura Espiritual” foi detido, ontem, pela Polícia Nacional em Mbanza Kongo, província do Zaire, por ocultação de cadáver no interior daquela congregaçã­o religiosa.

Quinta-feira, 26 de Setembro

O Chefe de Estado, João Lourenço, reúniu-se em Nova Iorque, com representa­ntes da alta finança dos Estados Unidos, no quadro dos esforços do Governo de mobilizaçã­o de investimen­tos para o país.

O antigo Primeiro-Ministro, Lopo do Nascimento, lidera a Missão de Observação Eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições gerais em Moçambique, em Outubro próximo, disse à Lusa o secretário executivo da CPLP.

Angola inicia a corrida para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, quando defrontar os Camarões, em partida referente à primeira jornada do Torneio Pré-Olímpico de andebol feminino, que se disputa até domingo na Arena Dakar, Senegal.

Sexta-feira, 27 de Setembro

O Presidente da República, João Lourenço, reconhece, em Nova Iorque (Estados Unidos) que “são legítimas as reclamaçõe­s de alguns sectores da sociedade que não viram ainda concretiza­das as suas expectativ­as de vida” em dois anos assinalado­s ontem desde que foi investido no cargo. O antigo Presidente de França Jacques Chirac, morre, aos 86 anos, em Paris, anunciou o genro, Frédéric Salat-Baroxu.

O músico Waldemar Bastos consta no cartaz dos artistas confirmado­s para a sétima edição do Festival de Fado “Santa Casa Alfana”, que abriu as portas ao público a partir do dia 27 em Lisboa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola