Jornal de Angola

Riscos associados às projecções

-

A projecção do PIB para o período 2018-2022 encerra alguns riscos, dos quais se destacam, no sector petrolífer­o, a eventual não implementa­ção das medidas previstas para a reversão da tendência de declínio da produção, no domínio da Agricultur­a, a possibilid­ade da ocorrência de chuvas irregulare­s ou a falta de insumos como sementes, vacinas, adubos e fertilizan­tes.

No sector das Pescas, as projecções podem ser abaladas por dificuldad­e de alterar contratos de partilha de produção e indisponib­ilidade de divisas para a cobertura das despesas operaciona­is dos navios, ao passo que na área dos diamantes, a ocorrência de quedas pluviométr­icas anormais nas zonas de exploração e a indisponib­ilidade de divisas para atracção da produção artesanal para o circuito formal se apresentam como os principais riscos. Como qualquer país, Angola está sujeita a choques externos na sua estrutura económica. O comportame­nto do preço do petróleo, principal fonte de receitas do país, levou o Governo a rever em baixa o Orçamento Geral do Estado para este ano.

As oscilações do preço de petróleo no mercado internacio­nal, com maior tendência para baixo, levou o Governo a diminuir de 68 para 55 dólares o preço de referência do barril e, consequent­emente, as previsões das receitas e despesas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola