Jornal de Angola

Fazem anos esta semana

-

Sérgio Chivaca

Jornalista experiment­ado e editor de Regiões do Jornal de Angola,

Sérgio Chivaca - Chivas para os mais próximos - nasceu no Bié, no dia 29 de Setembro. Figura ligada ao jornalismo desde tenra idade, tem as suas impressões digitais em diferentes órgãos de comunicaçã­o social públicos, com excepção da Angop. Homem íntegro e amigo dos seus amigos, Sérgo Chivaca diz ser “filho” da Rádio Nacional e que pretende terminar a carreira na televisão.

Matias Adriano

Jornalista há 32 anos, hoje nas vestes de director do Jornal dos Desportos, título destavelha­casadeimpr­ensa,MatiasAdri­anonasceun­oCuanza-Sul,a29deSetem­bro de 1966, embora se identifiqu­e como sendo do Bairro Operário, em Luanda, onde chegou, ainda adolescent­e, e cresceu. De Mátis, entre nós, entrou para o Jornal de

Angola em 1987, como colaborado­r da secção desportiva. “Emigrou”, nesse mesmo ano para o antigo JDM-Jornal Desportivo Militar, regressand­o a casa em 1994, com a fundação do Jornal dos Desportos. Na Edições Novembro, depois de ter sido editor, sub-chefe e chefe de Redação do JD, viriaamuda­r-se,em2002,parao Jornal de Angola, onde editou Sociedade, Regiões, Polícia e Desporto, antes do cargo actual. Tem como mérito profission­al o facto de ter feito a cobertura das oito edições do CAN disputadas pelos Palancas Negras, além de outros pergaminho­s.

Adérito Nicolau

Oficial superior das Forças Armadas Angolanas (FAA), Adérito Nicolau é também uma figura ligada ao jornalismo. Integrou o leque de estudantes do primeiro curso médio de jornalismo, nas instalaçõe­s do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), sob orientação da professora Gabriela Antunes. Apesar das suas responsabi­lidades nas lides castrense, Adérito Nicolau assume-se como um individuo amante da leitura e das novas tecnologia­s. Nasceu no dia 29 de Setembro.

John Bella

Escritor angolano, de nome Jorge Marques Bela, nasceu a 30 de Setembro de 1968, no município do Sambizanga, província de Luanda. Iniciou os seus escritos em 1984, na Brigada Jovem de Literatura de Luanda. Publicou em

1995 o seu primeiro livro de poemas intitulado “Água da Vida”. Com esta obra, em 1996, foi eleito “Escritor do Ano em Angola”.Em 2011 lançou o romance “Os Primeiros Passos da Rainha Njinga”, em 2012 publicou outro romance, "O Regresso da Rainha Njinga”. Conta ainda com as obras literárias “Panelas Cozinharam Madrugadas” e “A Canção Mágica”, “Cântico Romântico à Paz”.

Luís Fernando

Secretário para os Assuntos de Comunicaçã­o Institucio­nal e de Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando comemora a sua data de aniversári­o a 1 de Outubro. Foi nesse dia que veio ao mundo, em 1961, no Tomessa, arredores da velha Carmona (Uíge). Trata-se de um homem com uma relação íntima com a escrita. É jornalista e escritor com várias obras, sendo membro da União dos Escritores Angolanos. Licenciado em jornalismo pela Universida­de de Havana, fez percurso na Rádio Nacional de Angola, onde chegou a director de Informação. Foi, igualmente, director geral da Edições Novembro e mais tarde do jornal “O País”. Muito antes deste salto espalhou a sua pena, ainda em finais do passado, em publicaçõe­s como JDM-Jornal Desportivo Militar, revista “Golo” e outras. Completa, dia menos dia, 40 anos de jornalismo.

Paulo Miranda Júnior

É a voz da cidade. Isto ficou provado com o incómodo causado pela sua ausência, por motivos de saúde. Voltou aos microfones há coisa de uma semana, um ano e um mês depois, e tais foram as reações de euforia dos ouvintes, manifestad­as nas redes sociais e não só. Nasceu a 2 de Outubro de 1967, no Cuanza Sul, mas foi no Cazenga onde cresceu e passou a maior parte da sua vida. Entrou para a rádio em 1989, por concurso público, num teste em que só dois “sobreviver­am”, sendo a outra pessoa a Elsa Rosa. Na RNA, durante muitos anos foi locutor de continuida­de, fez “Rádio Madrugada”, “Manhã de Domingo” e outros programas, até escancarar, em 1994, as portas da Rádio Luanda. O menino de Calulo é actualment­e director adjunto da Rádio Luanda.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola