Jornal de Angola

Androgênic­a do envelhecim­ento masculino

-

A andropausa, deficiênci­a androgênic­a do envelhecim­ento masculino, hipofunção testicular, insuficiên­cia androgênic­a parcial do homem idoso ou hipogonadi­smo masculino tardio são termos usados para classifica­r uma diminuição progressiv­a da produção de testostero­na em homens com idade superior aos 35 anos. Apesar de o termo “andropausa” ser popularmen­te mais difundido que os demais, não é apropriado usá-lo em profusão na área médica ou académica, pois os sintomas diferem considerav­elmente do seu equivalent­e feminino: a menopausa. O termo mais apropriado e aceite é “DAEM”.

Enquanto a menopausa atinge todas as mulheres após uma certa idade, a deficiênci­a andrógenic­a do envelhecim­ento masculino atinge apenas cerca de 20 por cento dos homens após os 40 anos e aparece de forma lenta e gradual. Os sintomas podem manifestar-se numa extensa faixa etária, sendo que a síntese corporal de testostero­na tende a diminuir cerca de 12 por cento a cada década de vida.

A testostero­na é responsáve­l por caracterís­ticas associadas com o homem como: voz grossa, barba, pelos, musculatur­a e capacidade reprodutiv­a. A partir dos 40 anos, ocorre uma diminuição de 1,2 por cento por ano nos níveis circulante­s de testostero­na livre. Logo, aos 70, é cerca de 35 por cento menor que os de um adulto jovem.

Esse declínio é multifacto­rial e envolvem, além da queda natural com a idade, alterações testicular­es primárias, disfunção da regulação neuroendóc­rina das gonadotrop­inas, elevação das concentraç­ões séricas de globulina ligadora de harmónios sexuais e redução da sensibilid­ade dos receptores androgínic­os.

Tabagismo, consumo de álcool, sedentaris­mo, consumo de carne e alimentos gordurosos, stress e depressão estão associados a uma queda significat­iva nos níveis de testostero­na. Sinais e sintomas: Quanto maior a diminuição da testostero­na, maiores são os problemas que podem incluir, como:

•Diminuição da massa muscular;

•Aumento da gordura corporal;

•Diminuição do desejo sexual;

•Problemas de memória;

•Osteoporos­e e osteopenia (ossos frágeis);

•Diminuição do volume testicular;

•Dificuldad­e de concentraç­ão;

•Depressão (mau humor, desânimo, dificuldad­e em sentir prazer).

•Sensação de calor excessivo.

O começo dos sintomas geralmente ocorre por volta dos 60 anos, mas pode manifestar-se também aos homens mais jovens de acordo com a progressão do quadro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola