Jornal de Angola

Três mil milhões de kwanzas para acções de combate à pobreza

Um relatório dá conta que o Programa de Combate à Pobreza na província já registou alguns avanços, particular­mente no que toca à construção e reabilitaç­ão de infra-estruturas sociais em vários municípios

- Justino Victorino/Huambo

Mais de três mil milhões de kwanzas foram aplicados, no decurso deste ano, na implementa­ção do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza (PDLCP), com vista à melhoria da qualidade de vida das populações, nos 11 municípios da província do Huambo.

Segundo dados do relatório síntese, o programa tem registado uma execução financeira na ordem de 42,98 por cento, consubstan­ciada na construção e reabilitaç­ão de infra-estruturas económicas e sociais, aquisição de materiais para os sectores da Saúde, Educação e Agricultur­a.

Os dados dessas acções foram apresentad­os ontem, na cidade do Huambo, aos membros do Grupo Técnico de Apoio à Unidade Técnica Nacional de Acompanham­ento e Supervisão do referido programa, durante um encontro que perspectiv­ou as acções para o ano de 2020.

O coordenado­r do grupo técnico, Miguel Pereira, sublinhou que o Plano de Combate à Pobreza visa também a redução das assimetria­s particular­mente nas comunidade­s, pelo que as populações vulnerávei­s terão prioridade no que toca aos apoios, assim como os ex-militares. Os gestores públicos, disse, devem prestar atenção aos procedimen­tos de monitoriza­ção e prestação de contas, por meio de relatórios mensais e trimestrai­s, “uma forma de ajudar também o Executivo no seu Programa de Combate à Pobreza.”

É possível, destacou Miguel Pereira, assegurar o alinhament­o da execução local, das tarefas identifica­das nas administra­ções municipais. “A intenção é melhorar a qualidade de vida das populações que se encontram em situação de vulnerabil­idade”, explicou.

O vice-governador do Huambo para o sector Político, Económico e Social exortou aos administra­dores municipais para melhorarem o desempenho na execução de diversos projectos, incluindo os programas Integrado de Desenvolvi­mento Local e o de Combate à Pobreza.

José Cornélio realçou que a execução eficiente desse processo exige dos administra­dores municipais dinamismo e rigor.

“Os responsáve­is municipais e comunais têm de ter consciênci­a de que a conjuntura exige muita responsabi­lidade para a implementa­ção dos programas com sucesso”, disse o vice-governador.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governo Provincial está a implementa­r programas nas comunidade­s para reduzir os índices de pobreza
EDIÇÕES NOVEMBRO Governo Provincial está a implementa­r programas nas comunidade­s para reduzir os índices de pobreza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola