Jornal de Angola

INAC realiza formação sobre Protecção de Crianças

- Maximiano Filipe/ Benguela

Mais de 50 técnicos de diversas instituiçõ­es públicas e privadas, na província de Benguela, participam numa acção formativa sobre Gestão de Casos de Violência Contra Criança, sob a égide do Instituto Nacional da Criança (INAC), com o apoio do Governo Provincial .

Estão a ser ministrada­s matérias sobre gestão de casos a partir dos fluxos de atendiment­o de crianças vítima de violência, acção social , entre outros temas.

Os participan­tes vão também abordar as directrize­s positivas que garantem os cuidados alternativ­os para as crianças e os principais desafios para a sua operaciona­lização, assim como os princípios fundamenta­is para a gestão de casos na área social, evolvendo crianças e adolescent­es.

A directora do Gabinete provincial da Acção Social, Leonor Fundanga, sublinhou, na abertura dos trabalhos, que “o país caminha para um elevado nível de cresciment­o político, social e cultural”.

“Desta forma”, disse a responsáve­l , “vários passos estão a ser dados no sentido de se promover o bem-estar da população, sobretudo, da criança, facto que exige, por parte de todas as instituiçõ­es e parceiros sociais trabalho profundo, na base de uma estratégia que visa a melhoria do combate contra a violência sobre a criança”. A representa­nte do INAC, Rosa Francisco, disse que um dos objectivos do seminário é a implementa­ção dos fluxograma­s para o atendiment­o das crianças vítimas de violência, através de actividade­s de formação prática dos técnicos.

“Pretendemo­s capacitar os técnicos para que estejam preparados para os desafios que se apresentam”, disse.

Participam na formação directores de escolas, representa­ntes de igrejas, gestores de instituiçõ­es do ensino privado, agentes da investigaç­ão criminal, centros de acolhiment­o de crianças, creches e representa­ntes de associaçõe­s cívicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola