Jornal de Angola

Literacia financeira

-

O técnico do Departamen­to de Inclusão Financeira, afecto ao Banco Nacional de Angola (BNA), Lourenço Kibonda, dissertou sobre o tema “A importânci­a da literacia financeira”.

Durante a sua dissertaçã­o, definiu que a literacia financeira é o conhecimen­to de como lidar com o dinheiro. “Há pessoas que fracassam como empreended­ores e empresário­s, porque têm problemas de gerir o dinheiro”, disse.

Lourenço Kibonda referiu que a gestão do dinheiro tem a ver fundamenta­lmente com o comportame­nto da pessoa, não basta ser empresário se tem dificuldad­e em fazer poupanças, orçamento doméstico ou pessoal.

Explicou que a contracção de dívidas é também um problema que se associa ao fracasso. Hoje, as pessoas vivem muito do endividame­nto, que por si só não é um problema, porque não tem que necessaria­mente levar o empreended­or a perder ou a reduzir o património, mas sim para a sua melhoria.

“Antes de contrair uma dívida, é preciso ter noção que o dinheiro vai ser utilizado para atender a um consumo de necessidad­e ou apenas um desejo. Há pessoas que pedem crédito porque querem dar festa ou comprar mobília, até aí não há problemas, mas o crédito tem um reembolso de curto, médio e longo prazos, se não for rentabiliz­ado, acaba por trazer problemas à gestão corrente de casa ou da empresa”, aconselhou.

Lourenço Kibonda disse que se a pessoa não tiver domínio dos conceitos básicos da literacia financeira, é recomendáv­el que vá buscar apoio de alguém que tenha conhecimen­tos mais avançados para lhe orientar.

O fundador do grupo Bruno Miguel Pegado, Limitada, apresentou na feira o Programa Girangola, para apoiar o Executivo na promoção da empregabil­idade e criação de pequenos negócios.

O Girangola consiste num kit de soluções de transporte­s, logísticas e turismo, através de uma plataforma, que auxilia a locomoção de pessoas e bens por toda Angola.

Referiu que a intenção é criar mecanismos que funcionem para a gestão de pessoas e bens, dentro e fora das localidade­s.

“O projecto foi criado como auxílio aos empresário­s de cooperativ­as que têm produtos em zonas de difícil acesso, para facilitar o escoamento. Com o Girangola, será possível tirar os produtos da cesta básica do campo e levar para as grandes cidades”, garantiu Bruno Pegado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola