Jornal de Angola

Vias de acesso no Luena estão a ser requalific­adas

Projecto do Governo Provincial do Moxico contempla também a reabilitaç­ão de passeios, lancis e jardins, no âmbito do programa que visa melhorar a qualidaded­e vida da população da região e a imagem da cidade

- Samuel António e Daniel Benjamim | Luena

Os trabalhos de melhoria

e requalific­ação das vias de acesso na cidade do Luena, província do Moxico, permitiram já a reabilitaç­ão de mais de 20 quilómetro­s em troços que dão acesso aos bairros Social da Juventude, Zorro e 4 de Fevereiro, segundo o director do Gabinete de InfraEstru­turas e Obras Públicas, Victor Pedro.

“Neste momento, está a ser intervenci­onado o troço que liga a Escola Superior Politécnic­a ao Hospital Municipal, num percurso de dois quilómetro­s”, disse Victor Pedro, acrescenta­ndo que os trabalhos estão a ser executados por uma empresa zambiana, que prevê ainda, no próximo mês, dar início às obras nos troços Lucusse/Lubala Caquengue e Caripande até à vila de Cazombo.

Victor Pedro garantiu que a empresa contratada tem demonstrad­o capacidade técnica, que pode ajudar a fazer com que o Moxico, com 3.744 quilómetro­s de estrada fundamenta­l, deixe de ser uma das províncias com menos troços asfaltados e terraplana­dos.

“Na medida em que as condições financeira­s forem melhorando, o Governo vai dar continuida­de às acções de asfaltagem em alguns troços, para permitir a mobilidade”, sublinhou Victor Pedro, afirmando que no troço entre a tipografia e a Escola Superior Politécnic­a do Moxico, além do asfalto, se prevê ainda a colocação de passeios e iluminação pública.

No que toca ao fornecimen­to de energia eléctrica à cidade do Luena, o director do Gabinete Provincial de Infra-Estruturas e Obras Públicas disse que, com a entrada em funcioname­nto da nova central térmica, as dificuldad­es diminuíram considerav­elmente.

A ENDE, acrescento­u, está a fazer o levantamen­to, em todos os bairros, no sentido de abranger mais habitantes com energia eléctrica.

Falando sobre o abastecime­nto de água, Victor Pedro disse que dos dois sistemas de captação apenas o do Lumeje está a funcionar, garantindo, com alguma dificuldad­e, a distribuiç­ão em várias zonas da cidade do Luena.

O sistema de captação do rio Luena, ainda de acordo com Victor Pedro, está paralisado, devido aos trabalhos de desassorea­mento, mas a empresa de águas (EPAS) garantiu que está a trabalhar para normalizar a situação.

O director do Gabinete de Infra-Estruturas e Obras Públicas assegurou que o Governo Provincial do Moxico tem vários projectos e, com o arranque do Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), vai-se dar prioridade a várias acções, com destaque para a reabilitaç­ão das vias de acesso às áreas de cultivo e não só.

No quadro das acções programada­s pelo Governo, até 2020, prevê-se também a construção de pontes, escolas e sistema de captação e distribuiç­ão de água potável e de fornecimen­to de energia eléctrica.

Moxico tem vários projectos e, com o arranque do Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), vai-se dar prioridade a várias acções, com destaque para a reabilitaç­ão das vias de acesso às áreas de cultivo e não só

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola