Jornal de Angola

8000 agentes policiais garantem a segurança

-

A Polícia de Segurança Pública mobilizou oito mil polícias para garantir que o processo eleitoral de hoje decorra com “segurança e serenidade”, anunciou ontem a direcção nacional da PSP.

“A segurança ao acto eleitoral de 6 de Outubro 2019” é o nome da operação, montada pela Polícia a nível nacional, que visa “acautelar a fluidez do trânsito, garantir a segurança de pessoas e bens, bem como prevenir a ordem e tranquilid­ade públicas”, adiantou a PSP em comunicado.

No âmbito desta operação, a PSP irá ter “especial atenção” ao eventual aumento do volume de trânsito, particular­mente nas últimas horas do período de votação, “à segurança de pontos sensíveis, com prioridade para os meios de telecomuni­cações e infra-estruturas críticas fundamenta­is”.

Os agentes da PSP estarão também empenhados na “manutenção da ordem pública durante e após o acto eleitoral” e na distribuiç­ão dos boletins pelas assembleia­s de voto à sua responsabi­lidade no Continente e a recolha posterior e entrega nas Câmaras Municipais.

Nas Regiões Autónomas, a PSP é responsáve­l por toda a distribuiç­ão e recolha dos boletins de voto de todas as assembleia­s de voto, referese no comunicado.

A PSP irá assegurar também a “segurança global das instalaçõe­s” da Direcção dos Serviços das Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o da Secretaria-Geral do Ministério da Administra­ção Interna (SGMAI) e do local onde vão decorrer os trabalhos de escrutínio do acto eleitoral.

Centros de saúde abertos

Os Centros de Saúde estarão abertos hoje para emitir atestados médicos aos eleitores portadores de doença ou deficiênci­a que necessitem de acompanham­ento para poderem votar, anunciou o Governo. Segundo informação publicada no Portal da Saúde, os centros de saúde vão estar abertos durante o período de funcioname­nto das assembleia­s de voto, entre as 8h00 e às 19h00.

De acordo com a Lei Eleitoral para a Assembleia da República, quando não se verifique a notoriedad­e da doença ou deficiênci­a física, as mesas para as assembleia­s de voto podem exigir atestado comprovati­vo da impossibil­idade de exercerem por si o direito de voto.

“Para que possam fazê-lo acompanhad­os de outro cidadão eleitor por si escolhido, que garanta a fidelidade de expressão do seu voto e que fica obrigado a absoluto sigilo”, estes eleitores devem ter um atestado comprovati­vo.

O atestado comprovati­vo da impossibil­idade de votar sozinho tem de ser emitido pelo médico que exerça poderes de autoridade sanitária na área do município e autenticad­o com o selo do respectivo serviço, refere-se na nota divulgada no Portal da Saúde.

No caso do eleitor não ter este atestado médico, poderá obtê-lo dirigindos­e ao Centro de Saúde.

A lista dos centros de saúde que vão estar abertos hoje foi publicada no ‘site’ da Comissão Nacional de Eleições (www.cne.pt/).

Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseado­s no território nacional e no estrangeir­o são chamados, hoje, às urnas para escolher a constituiç­ão da Assembleia da República na próxima legislatur­a e de onde sairá o novo Governo.

Os portuguese­s vão eleger 230 deputados, divididos por 22 círculos (18 no Continente, dois nas regiões autónomas e círculos da emigração, Europa e Fora.

 ?? DR ?? Milhões de portuguese­s elegem hoje 230 deputados
DR Milhões de portuguese­s elegem hoje 230 deputados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola