Jornal de Angola

Unitel promete assumir o IVA para os dados

-

A Unitel reafirmou que suporta o Imposto sobre o Valor Acrescenta­do (IVA) no carregamen­to de dados, na 13ª Convenção Bianual de Agentes, realizada sextafeira, em Luanda.

O gestor sénior de Vendas da Unitel, Ricardo Cardoso, indicou que, aos clientes, o IVA só é cobrado nos carregamen­tos de voz, num procedimen­to em que os custos de compra vão-se manter, para o imposto incidir sobre o tarifário ao minuto ou ao segundo.

Adicionalm­ente, no caso da subscrição de planos de Internet, a Unitel assume a diferença entre o Imposto de Consumo e o IVA, de acordo com declaraçõe­s do gestor.

O procedimen­to, indicou Ricardo Cardoso, consiste na cobrança do IVA no momento em que o consumidor fizer uma chamada, enviar uma SMS ou na subscrição de algum serviço.

A tributação do consumo no sector das Telecomuni­cações passa de 5,00 por cento, sob o regime do Imposto de Consumo, para 14 por cento, o que resultaria numa elevação de nove kwanzas, mas a companhia declara considerar a sua estratégia social, para suportar o IVA nos carregamen­tos de dados e a manutenção do valor facial das recargas.

Os cartões de recarga da Unitel para voz e dados têm valor facial de 500, mil, dois mil, cinco mil e dez mil kwanzas, valores em que também estão estabeleci­dos os carregamen­tos electrónic­os, incluindo os obtidos na rede Multicaixa.

A empresa, lembrou Ricardo Cardoso aos agentes, tem em curso programas de massificaç­ão da cultura digital, com acções para portais de empresas dos sectores da Saúde e da Educação.

A convenção foi realizada para partilhar as estratégia­s com mais de seis mil agentes, sendo aproveitad­a para clarificar questões como a do IVA. De realçar que, na quintafeir­a, o Governo alertou para p facto dos comerciant­es terem cometido erros no cálculo do IVA, sobrepondo-o aos preços já taxados com o Imposto de Consumo, do que resultou o encarecime­nto do consumo.

 ?? DR ?? Técnico da Unitel partilha estratégia com agentes
DR Técnico da Unitel partilha estratégia com agentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola