Jornal de Angola

Aprovado contrato de financiame­nto

-

O Governo aprovou um contrato de financiame­nto com o Developmen­t Bank of Southern África, no valor de 100 milhões de dólares para o projecto da Baía do Namibe, segundo informaçõe­s de um Despacho Presidenci­al.

O documento, datado de 27 de Setembro, indica que o contrato destina-se a cobrir o pagamento inicial do Projecto Integrado de Desenvolvi­mento da Baía do Namibe, em obras que incluem a reabilitaç­ão do Porto Mineiro de Sacomar e a expansão do novo terminal de contentore­s, estando totalmente avaliado em 600 milhões de dólares.

Vai ser construído por um consórcio japonês constituíd­o pela Toyota Tsusho Corporatio­n (TTC) e Toa Corporatio­n (TOA) e financiado pela agência japonesa de crédito à exportação e bancos privados, com o início das obras previsto para o final deste ano e a conclusão na segunda metade de 2022.

Inaugurado em 1957, o Porto do Namibe representa um dos principais no país, sendo o maior da Região Sul e o terceiro maior em Angola.

O Terminal de Minérios de Sacomar foi construído em 1967 com o objectivo de exportar minério de ferro explorado nas minas de Cassinga, Huíla, tendo funcionado durante oito anos. Em 1973 alcançou o seu valor mais alto de exportaçõe­s, com 6,2 milhões de toneladas.

Segundo o portal na Internet, o terminal funciona actualment­e como o principal terminal de combustíve­is e lubrifican­tes da petrolífer­a estatal Sonangol na Região Sul do país e exporta 300 mil toneladas de derivados petrolífer­os, sendo apoiado por uma linha férrea de 15 quilómetro­s que o liga à linha dos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes.

 ?? DR ?? Vista parcial da Baía do Namibe
DR Vista parcial da Baía do Namibe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola